Relações entre a neurociência cognitiva e educação matemática
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RESUMO: A neurociência cognitiva e a educação matemática possuem pontos de interseção, um deles é: o interesse pelo aprendizado. Com isso, o presente trabalho buscou apresentar uma revisão sistemática dos estudos que abordam a neurociência cognitiva e educação matemática. A partir dos procedimentos da revisão sistemática de Camilo e Garrido (2019), a busca por publicações científicas foi feita nas bases Scopus, ERIC, Web of Science e Scielo, sem recorte temporal, artigos que relacionassem a neurociência e à educação matemática. Foram encontrados 10artigos, sendo 5 de revisão de literatura e 5 de pesquisa aplicada. As produções científicas abarcaram estudos envolvendo diversos objetos de estudo como: a) contagem; b) representações numéricas; c) ansiedade matemática; d) resolução de problemas; e) divisão de números racionais; f) cálculo aritmético, g) educação matemática e h) frações.Embora tenha percebido um crescente interesse a partir de 2015 dos pesquisadores brasileiros sobre o assunto, notou-se que há uma escassez no número de publicações relacionadas a temática, sendo importante que a comunidade científica volte o olhar para a neurociência cognitiva em conjunto com a educação matemática.
ABSTRACT: Cognitive neuroscience and mathematical education have intersection points, one of which is: interest in learning. Thus, the present work sought to present a systematic review of studies addressing cognitive neuroscience and mathematical education. Based on the procedures of the systematic review of Camilo and Garrido (2019), the search for scientific publications was made in the Scopus, ERIC, Web of Science and Scielo databases, without time- cutting, articles that related neuroscience and mathematics education. We found 10 articles, 5 of which were literature review and 5 were applied. The scientific productions included studies involving several objects of study such as: a) counting; b) numerical representations; c) mathematical anxiety; d) problem solving; e) division of rational numbers; f) aritmetic calculus, g) mathematics education and h) fractions. Although it has seen a growing interest from 2015 of Brazilian researchers on the subject, it was noted that there is a scarcity in the number of publications related to the meme, and it is important that the scientific community looks back at cognitive neuroscience in conjunction with mathematical education.
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