Desafios e possibilidades da maternidade no ensino superior: um estudo de caso do IFES Campus Itapina

Brum, Janaína da silva (2022)

tcc

A maternidade é um desafio e ao mesmo tempo um mundo de possibilidades. Quando as futuras mães são estudantes, temos, somados aos desafios comuns à maternidade, as complexidades do contexto universitário. O presente estudo de caso possui abordagem qualitativa, segundo o qual foi realizado uma pesquisa com quatro discentes do curso de pedagogia, buscando responder um questionário com dez questões semiestruturadas com perguntas diretas e objetivas no que diz a respeito aos seus direitos no momento em que tais estudantes ficaram gestantes. Ou seja, buscamos analisar qual o apoio social e estudantil que estas alunas tiveram durante ou no pós-parto que precisaram se ausentar da sala de aula. O estudo de caso teve como objetivo geral descrever os desafios da maternidade e os fatores de permanência e êxito nos cursos superiores, tendo como base de pesquisa um estudo a ser realizado no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. Os resultados do estudo de caso pontuam que, partindo da visão das quatro discentes analisadas, pode-se entender que a vida de uma mãe dentro da universidade não é fácil e quando não se sabe dos direitos que se possui isso se torna ainda mais difícil, o que pode ocasionar até na desistência ou trancamento de matrícula do curso. Os esforços realizados para que se minimizem as evasões por conta do amparo institucional hoje é uma realidade e contribui para que as gestantes continuem trilhando o seu curso, com segurança e amparo necessário nesse período. Muitos ainda são os desafios a serem superados, e entende-se que a pesquisa não se esgota aqui, mas que atingiu os objetivos propostos.

Motherhood is a challenge and at the same time a world of possibilities, when future mothers are students we have, in addition to the common challenges of motherhood, the complexities of the university context. The present case study has a qualitative approach, where a survey was carried out with 4 students of the pedagogy course seeking to answer a questionnaire with 10 semi-structured questions with direct, objective questions, regarding their rights at the time they became pregnant, that is, what social and student support they had during or postpartum when they needed to be absent from the classroom. The case study aimed to describe the challenges of motherhood and the factors of permanence and success in higher education courses, based on a study to be carried out at the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. The results of the case study pointed out that, from the point of view of the four students who participated in this case study, it can be understood that the life of a mother within the university is not easy and when one does not know the rights that one has becomes even more difficult, which can even lead to the withdrawal or cancellation of enrollment in the course. The efforts made to minimize evasions due to institutional support are now a reality, and help pregnant women to continue following their course, with safety and the necessary support in this period, there are still many challenges to be overcome, and understands It is clear that the research does not end here, but that it reached the proposed objectives.


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