Curso d’água: uma proposta de formação continuada de professores da educação básica em recursos hídricos na perspectiva CTS/CTSA
dissertacao_mestrado
A presente pesquisa objetivou estudar aspectos teóricos e metodológicos que perpassam a relação teoria e prática na formação de professores, além de apresentar os resultados obtidos da aplicação de um curso de formação continuada para professores da Educação Básica na temática dos Recursos Hídricos. O curso de formação, que ocorreu na modalidade exclusivamente remota e contemplou 19 cursistas profissionais da Educação Básica de diversas partes do Brasil, foi implementado conforme os aspectos metodológicos dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo à tona reflexões pedagógicos acerca das potencialidades da abordagem da temática dos Recursos Hídricos em sala de aula, com foco em se refletir a respeito de seus processos participativos de gestão das águas. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de observações e documentos coletados ao longo do curso e analisados à luz de Bardin, com apoio do software de gerenciamento de dados Atlas.ti. Os aspectos pedagógicos da formação de professores convergem para os escritos de Gadotti, Gatti e Novoa, enquanto debates acerca da prática pedagógica estão alicerçados nos estudos de Freire e Tardiff. Os entendimentos inerentes ao Ensino de Ciências foram construídos através de um entrelaçamento da educação ambiental de Carvalho, Layrargues, Loureiro, Arroyo, Tristão, Piza e Téran, e os aspectos sociofilosóficos e sociocientíficos da Educação CTS/CTSA, balizados em Santos, Auler, Bazzo, García, Cerezo e Luján, Vilches, Perez Praia e Aikenhead. A abordagem conceitual dos Recursos Hídricos foi elaborada com base nos pressupostos teóricos postulados pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pela Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH-ES). Os resultados obtidos pela pesquisa apontam para uma ressignificação de saberes científicos, bem como a reflexão para uma organização curricular crítica e problematizadora e permeada por uma visão socioambiental. O produto educacional consiste em um guia com orientações e propostas pedagógicas para os profissionais da educação básica sob a temática “Recursos Hídricos” no contexto escolar.
This work aimed to examine theoretical and methodological factors that go through the interaction between theory and practice in teacher education, in addition to providing the findings from the use of a continuing education course for Basic Education teachers on the topic of Water Resources. The training course was implemented in accordance with the methodological aspects of the Three Pedagogical Moments (3MP), proposed by Delizoicov, Angotti, and Pernambuco, and it included 19 participants who are also professionals in Basic Education courses from different parts of Brazil. It brought up pedagogical reflections about the potential of approaching the theme of Water Resources in schools, with a focus on reflecting on their participation in the training course. With the aid of Atlas.ti data management software, research data were gathered from observations and papers gathered throughout the course and examined through Bardin. The writings of Gadotti, Gatti, and Novoa are convergent with the pedagogical features of teacher education, while Freire and Tardif studies provide as the foundation for discussions of pedagogical practice. The socio-philosophical and socio-scientific components of STS/STSE Education are based on Santos, Auler, Bazzo, Garca, Cerezo, and Luján, Vilches, Perez, and Praia and Aikenhead, while the understandings inherent to science teaching were developed through a connection between Carvalho, Layrargues, Loureiro, Arroyo, Tristó, Piza, and Téran Environmental Education. The National Water Agency (ANA) and the Espirito Santo State Water (AGERH-ES) theoretical presumptions served as the foundation for the conceptual approach to water resources. The research's findings suggest that scientific knowledge should be given a new significance as well as that curriculum should be organized critically, problematically, and with a socio-environmental perspective. The educational product comprises of a manual with recommendations and pedagogical suggestions for professionals in elementary education with the theme "Water Resources" in the setting of the classroom.
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