Soluções para coleta seletiva em instituições de ensino superior : estudo de caso no município de Vitória - ES
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A crescente geração de resíduos sólidos e as falhas na sua gestão colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente. Neste cenário, a adoção de práticas sustentáveis como a coleta seletiva, é essencial para a redução desses impactos. As Instituições de Ensino Superior, devido a variedade e complexidade de suas atividades, podem ser comparadas à pequenos núcleos urbanos e devem promover a sustentabilidade por meio de suas atividades. O presente estudo visou identificar aspectos positivos e as principais dificuldades encontradas na condução de programas de coleta seletiva em Instituições de Ensino Superior. As etapas metodológicas foram: Revisão Sistemática da Literatura (RSL)/ identificação de fatores chaves para o funcionamento da coleta seletiva, os quais foram comparados com os dados obtidos em um Estudo de caso em Instituições de Ensino Superior do Município de Vitória – ES. Inicialmente foram encontrados 42 estudos relacionados ao tema nas bases de dados Scopus e Web of Science, após a aplicação dos critérios de inclusão definidos 12 estudos foram incluídos e analisados. O levantamento de dados nas instituições visitadas ocorreu por meio de questionário aplicado aos gestores e uso de check-list. Os dados obtidos foram sintetizados e analisados a fim de gerar informações que poderão ser utilizadas por outras instituições. Como principais resultados destaca-se a melhoria da qualidade ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com as questões ambientais, os aspectos positivos mais citados pelos entrevistados e a sensibilização da comunidade acadêmica é a maior dificuldade encontrada. Finalmente, a análise realizada possibilitou a identificação de experiências exitosas e ações que necessitam de intervenção, contribuindo para a ampliação e melhoria dos programas de coleta seletiva em Instituições de Ensino Superior.
- Engenharias643
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