Desenvolvimento de um modelo de simulação para melhoria do desempenho na descarga de vagões de ferro gusa

Silva, Neilessandra da (2022)

tcc

RESUMO: Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de simulação para melhorar o desempenho na descarga de vagões de ferro gusa em um terminal ferroviário situado dentro de um porto no Espírito Santo. Foi utilizada a simulação de eventos discretos, através da criação de um modelo computacional no software Arena®. Após a execução da simulação foi possível identificar os recursos que poderiam ser os principais agentes que impactam no baixo desempenho na descarga dos vagões (não atingimento da meta de 40 vagões em 24 horas), o que, consequentemente, gera maior estadia dos vagões dentro do terminal, aumenta os custos para o cliente e ocasiona prejuízo no ciclo de vagões ofertados nas ferrovias. O estudo apresenta os resultados de duas simulações: a primeira representa o sistema atual (As Is) com os recursos disponíveis. Já a segunda apresenta um cenário (To Be) em que foram dobradas as quantidades dos recursos Linha 6, Linha 7 e Operadores de Limpeza. Foi observado aumento na taxa de utilização dos demais recursos do terminal, além de ser alcançada da meta de devolução de 40 vagões em 24 horas, demanda contratada pelo cliente.

ABSTRACT: This study aims to apply a simulation model to evaluate the resource capacity and thus improve the performance in the unloading of pig iron wagons in a railroad terminal located inside a port in Espírito Santo. The discrete event simulation was used, through the development of a computational model created in the Arena® software. After running the simulation it was possible to identify the resources that could be the main agents impacting the low performance in the unloading of wagons (not reaching the goal of 40 wagons in 24 hours), which, consequently, generates a longer stay of the wagons inside the terminal, increases the costs for the client and causes losses in the cycle of wagons offered in the railroads. The study presents the results of two simulations: The first represents the current system (As Is) with available resources. The second presents a scenario (To Be) in which the quantities of resources Line 6, Line 7 and Cleaning Operators were doubled. An increase in the utilization rate of the other terminal resources was observed, in addition to the achievement of the goal of returning 40 wagons in 24 hours, the demand contracted by the client.


Collections: