A utilização da informática em aulas de matemática na EJA com a colaboração de sequências didáticas

Bendineli, Lisandra Senra Avancini (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a utilização de possíveis recursos tecnológicos da informática, nas aulas de matemática, por professores da EJA que atuam nos anos iniciais em escolas públicas de Colatina. O intuito era propor uma intervenção didática que promovesse a formação cidadã dos alunos. Esta pesquisa foi realizada tendo por base o desenvolvimento da criticidade e da cidadania, e teve como referenciais teóricos as concepções de Paulo Freire (EJA), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (EJA na Educação Matemática), Marcelo Borba e Miriam Godoy Penteado (relação Informática na Educação) e Ole Skovsmose (Educação Matemática Crítica). Os sujeitos desta pesquisa foram professores e alunos da EEEFM “Professora Carolina Pichler”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que classificamos como Pesquisa Participante, pois ocorreu com a contribuição direta das ações dos sujeitos. Durante os trabalhos foram elaboradas Sequências Didáticas para o ensino da Matemática no 1º Segmento da EJA com utilização da informática. Os resultados da validação dessas sequências foram apresentados na forma de relatos de experiência e, uma vez analisados, sinalizaram a possibilidade da utilização da informática em todas as turmas da EJA. As Sequências Didáticas (e mais outras) compuseram o Produto Educativo desse Mestrado como uma publicação da Série Guia de Livros Didáticos de Matemática. Entre os resultados desta pesquisa os mais evidenciados foram: a realidade educacional em termos de ensino da EJA ainda é precária no que concerne a informática e com pouca utilização dos laboratórios nas escolas de Colatina; que a formação das professoras necessita de implementações de conhecimentos na área de EJA e de informática; que havia interesse por parte dos alunos em atividades com utilização de informática e voltadas para formação cidadã; a importância da elaboração de propostas de atividades voltadas para a realidade dos alunos da EJA e que considerem o diálogo com os participantes como elemento fundamental.

ABSTRACT: The overall objective of this research was to investigate the possible use of technological resources of the computer, in math classes for adult education teachers who work in the early years in public schools in Colatina. The aim was to propose an educational intervention that promotes citizen education of students. This research was conducted based on the development of critical and citizenship and had as reference the theoretical concepts of Paulo Freire (EJA), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (EJA in Mathematics Education), Marcelo Borba and Miriam Godoy Penteado (ratio in Education) and Ole Skovsmose (Critical Mathematics Education). The subjects were teachers and students of EEEFM "Professor Carolina Pichler." It is a qualitative research we classify as Participant Survey, because it happened with the direct contribution of the actions of individuals. During the works were prepared for Teaching Sequences for the teaching of mathematics in the 1st segment of the EJA with use of information technology. The results of the validation of these sequences were presented in the form of experience reports and, once analyzed, signaled the possibility of the use of information technology in all classes of adult education. Sequences Teaching (and others) formed the Educational Product of this Master as a publication series Guide Mathematics Textbook. Among the results of this research the most highlighted were: the educational reality in terms of teaching the EJA is still precarious with regard to computer and with little use of laboratories in Colatina schools; the training of teachers need knowledge implementations in EJA area and computer; there was interest from students in activities with the use of information technology and focused on citizen education; the importance of developing activities of proposals aimed at the reality of the EJA students and consider the dialogue with the participants as a key element.


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