dc.contributor.advisor | Chaves, Rodolfo | |
dc.contributor.author | Teixeira, Bea Karla Flores Machado | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T16:15:16Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T16:15:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Bea Karla Flores Machado. Teoria dos grafos a partir do ensino médio: uma abordagem no espectro do modelo dos campos semânticos. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/225 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no estudo de caso, que
tomou a Resolução de Problema como procedimento metodológico de ação e como
método de análise o Modelo dos Campos Semânticos, com o propósito de analisar o
processo de produção de significado dos envolvidos, onde atores e cenário
investigativo foram constituídos por alunos pibidianos (Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de licenciatura em Matemática do Ifes,
campus Vitória, participantes da oficina de Teoria dos Grafos, desenvolvida como
atividade de campo no Laboratório de Práticas de Ensino Integradas (LPEI), do
Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores
(LIFE), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES). O objetivo geral do trabalho é analisar que significados são produzidos
acerca da apresentação de uma possível proposta de inserção da Teoria dos Grafos.
Tal objetivo gerou a seguinte pergunta-diretriz: Que significados são produzidos
acerca da apresentação de uma possível proposta de inserção da Teoria dos Grafos
em conteúdos matemáticos a partir do ensino médio utilizando a Resolução de
problemas? Como resultado da pesquisa apresentamos um guia didático voltado a
professores com uma possível proposta à inserção da Teoria dos Grafos a partir do
ensino médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This is a qualitative research, focusing on the case study, which took the Problem
Solving as a methodological procedure of action and method of analysis as the Model
of Semantic Fields, in order to analyze the meaning of production of the involved
where actors and investigative scenario consisted of pibidianos students (Institutional
Program Initiation Grant to Teaching) the degree course in Mathematics of IFES,
Victoria campus, workshop participants of Graph Theory, developed as a field of
activity in Practice Laboratory Integrated Education (LPEI), the Support Program for
Interdisciplinary Laboratory Educator Training (LIFE), maintained by the Higher
Education Personnel Training Coordination (CAPES). The overall objective is to
analyze which meanings are made on the presentation of a possible proposal for
inclusion of Graph Theory. This goal led to the following question-guideline: What
meanings are produced on the presentation of a possible proposal for inclusion of
Graph Theory in mathematical content from the high school using the
Troubleshooting? As a result of the research present a didactic guide aimed at
teachers with a possible proposal to the insertion of Graph Theory from high school. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Teoria dos grafos a partir do ensino médio : uma abordagem no espectro do modelo dos campos semânticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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