dc.contributor.advisor | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
dc.contributor.author | Duarte, Marcelene Alves | |
dc.contributor.author | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
dc.contributor.author | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T14:18:34Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T14:18:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | - DUARTE, Marcelene Alves. Desenvolvendo as Competências Estatísticas por meio do Modelo de Cooperação Investigativa. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-581-0 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2255 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é consequência de uma preocupação com o Ensino de
Estatística nas Escolas de Educação Básica, em especial, com o desenvolvimento
das Competências Estatísticas a saber: Raciocínio, Pensamento e Literacia.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que investigou o desenvolvimento das
competências por meio do modelo de Cooperação Investigativa, fazendo uso de
atos dialógicos em uma sequência de atividades adaptadas, realizadas por
videoconferências destacando reflexões sobre dados estatísticos coletados
apontando o crescimento no número de filhotes de tartarugas por ações realizadas
pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha situado no Município de Anchieta
- ES. A proposta validou-se a partir de uma intervenção com alunos do 3o ano do
Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Educação Básica Novo Horizonte. A
consideração de todos os questionamentos nos conduziu à questão orientadora de
quais seriam as contribuições dos atos dialógicos para o desenvolvimento das
Competências Estatísticas. Tendo como objetivo principal investigar o
desenvolvimento das competências estatísticas por meio do diálogo. Os dados
foram analisados por meio de imagens e áudios, observando-se os diálogos
construídos no decorrer da investigação. Nas análises foi verificado o
desenvolvimento das Competências Estatísticas com as interações dialógicas com
os alunos, identificando-as durante a execução das atividades, permitindo verificar
se houve um aprendizado significativo. Permitindo possibilidades para debater-se
questões estatísticas presentes no cotidiano e que fazem parte de um contexto
social. Desta forma, foi possível refletir sobre problemas encontrados, tomadas de
decisões e o desenvolvimento de um olhar crítico e consciente acerca de questões
ambientais onde a Educação Estatística encontra-se presente. Como produto
educacional desta pesquisa, foi elaborado um guia didático para a aprendizagem
das Competências Estatísticas. As atividades foram elaboradas com diálogos
ilustrativos dos principais momentos de discussões, ocorridas durante a sequência
didática, construída conjuntamente com os alunos, observando-se os pressupostos
da Educação Estatística. Este guia poderá oferecer aos alunos a oportunidade de
interagir, reformular e construir novos conhecimentos e também ser consultado por
professores da Educação Básica, servindo de base para adaptações futuras. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is a consequence of a concern with the Teaching of Statistics in
Basic Education Schools, in particular, with the development of Statistical
Competencies, namely: Reasoning, Thinking and Literacy. This is a qualitative
research that investigated the development of competences through the Investigative
Cooperation model, making use of dialogic acts in a sequence of adapted activities,
carried out by videoconferences highlighting reflections on collected statistical data
pointing to the growth in the number of puppies of turtles for actions carried out by
the Institute of Marine Research and Conservation located in the Municipality of
Anchieta - ES. The proposal was validated from an intervention with students of the
3rd year of Elementary School I, from the Municipal School of Basic Education Novo
Horizonte. The consideration of all the questions led us to the guiding question of
what would be the contributions of dialogic acts to the development of Statistical
Competencies. The main objective is to investigate the development of statistical
skills through dialogue. The data were analyzed through images and audio,
observing the dialogues built during the investigation. In the analysis, the
development of Statistical Competencies was verified with the dialogic interactions
with the students, identifying them during the execution of the activities, allowing to
verify if there was significant learning. Allowing possibilities to debate statistical
issues present in everyday life and that are part of a social context. In this way, it was
possible to reflect on problems encountered, decision making and the development
of a critical and conscious look at environmental issues where Statistical Education is
present. As an educational product of this research, a didactic guide was prepared
for the learning of Statistical Competencies. The activities were elaborated with
illustrative dialogues of the main moments of discussions, which took place during
the didactic sequence, built together with the students, observing the assumptions of
Statistical Education. This guide may offer students the opportunity to interact,
reformulate and build new knowledge and also be consulted by Basic Education
teachers, serving as a basis for future adaptations. | pt_BR |
dc.format.extent | 161p | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estatística - ensino e estudo | pt_BR |
dc.subject | Cooperação - modelo | pt_BR |
dc.subject | Educação baseada na competência | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo as competências estatísticas por meio do modelo de cooperação investigativa | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
dc.publisher.local | VITÓRIA | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7959495705859101 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/1085387566931992 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | |
dc.contributor.member | Junior, Geraldo Bull da Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2876710785262591 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2038-813X | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4859-7750 | pt_BR |
Redes Sociais