Desenvolvendo as competências estatísticas por meio do modelo de cooperação investigativa
dissertacao_mestrado
O presente trabalho é consequência de uma preocupação com o Ensino de Estatística nas Escolas de Educação Básica, em especial, com o desenvolvimento das Competências Estatísticas a saber: Raciocínio, Pensamento e Literacia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que investigou o desenvolvimento das competências por meio do modelo de Cooperação Investigativa, fazendo uso de atos dialógicos em uma sequência de atividades adaptadas, realizadas por videoconferências destacando reflexões sobre dados estatísticos coletados apontando o crescimento no número de filhotes de tartarugas por ações realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha situado no Município de Anchieta - ES. A proposta validou-se a partir de uma intervenção com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Educação Básica Novo Horizonte. A consideração de todos os questionamentos nos conduziu à questão orientadora de quais seriam as contribuições dos atos dialógicos para o desenvolvimento das Competências Estatísticas. Tendo como objetivo principal investigar o desenvolvimento das competências estatísticas por meio do diálogo. Os dados foram analisados por meio de imagens e áudios, observando-se os diálogos construídos no decorrer da investigação. Nas análises foi verificado o desenvolvimento das Competências Estatísticas com as interações dialógicas com os alunos, identificando-as durante a execução das atividades, permitindo verificar se houve um aprendizado significativo. Permitindo possibilidades para debater-se questões estatísticas presentes no cotidiano e que fazem parte de um contexto social. Desta forma, foi possível refletir sobre problemas encontrados, tomadas de decisões e o desenvolvimento de um olhar crítico e consciente acerca de questões ambientais onde a Educação Estatística encontra-se presente. Como produto educacional desta pesquisa, foi elaborado um guia didático para a aprendizagem das Competências Estatísticas. As atividades foram elaboradas com diálogos ilustrativos dos principais momentos de discussões, ocorridas durante a sequência didática, construída conjuntamente com os alunos, observando-se os pressupostos da Educação Estatística. Este guia poderá oferecer aos alunos a oportunidade de interagir, reformular e construir novos conhecimentos e também ser consultado por professores da Educação Básica, servindo de base para adaptações futuras.
The present work is a consequence of a concern with the Teaching of Statistics in Basic Education Schools, in particular, with the development of Statistical Competencies, namely: Reasoning, Thinking and Literacy. This is a qualitative research that investigated the development of competences through the Investigative Cooperation model, making use of dialogic acts in a sequence of adapted activities, carried out by videoconferences highlighting reflections on collected statistical data pointing to the growth in the number of puppies of turtles for actions carried out by the Institute of Marine Research and Conservation located in the Municipality of Anchieta - ES. The proposal was validated from an intervention with students of the 3rd year of Elementary School I, from the Municipal School of Basic Education Novo Horizonte. The consideration of all the questions led us to the guiding question of what would be the contributions of dialogic acts to the development of Statistical Competencies. The main objective is to investigate the development of statistical skills through dialogue. The data were analyzed through images and audio, observing the dialogues built during the investigation. In the analysis, the development of Statistical Competencies was verified with the dialogic interactions with the students, identifying them during the execution of the activities, allowing to verify if there was significant learning. Allowing possibilities to debate statistical issues present in everyday life and that are part of a social context. In this way, it was possible to reflect on problems encountered, decision making and the development of a critical and conscious look at environmental issues where Statistical Education is present. As an educational product of this research, a didactic guide was prepared for the learning of Statistical Competencies. The activities were elaborated with illustrative dialogues of the main moments of discussions, which took place during the didactic sequence, built together with the students, observing the assumptions of Statistical Education. This guide may offer students the opportunity to interact, reformulate and build new knowledge and also be consulted by Basic Education teachers, serving as a basis for future adaptations.
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