dc.contributor.advisor | Gobbi, Fernanda Tonini | |
dc.contributor.author | Meira, Renan de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T14:04:01Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T14:04:01Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MEIRA, Renan de. Quiz como metodologia no ensino de infecções sexualmente transimssíveis. 2022. 43 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2253 | |
dc.description.abstract | A busca por métodos capazes de estimular a participação em sala de aula dos alunos,
se tornou algo rotineiro e desafiador para os professores, pois, a formação de grande
parte desses profissionais foi voltada para métodos convencionais de ensino. Essa
preocupação se faz na necessidade de reduzir cada vez mais os índices de evasão
escolar no nosso sistema de ensino, e que com a chegada da pandemia do Covid-19,
agravou ainda mais, seja pela falta de recursos ou pelas aulas monótonas que
tornavam o ensino “chato”. Sendo assim, o quiz se mostra como uma ferramenta
capaz de estimular pontos importantes na formação dos alunos, como torná-los
protagonistas do seu próprio conhecimento, pois estimula o debate, pensamento
crítico e entre outros. O conteúdo escolhido foi de Infecções Sexualmente
Transmissíveis (IST), que também é um problema sério enfrentado pelo sistema de
saúde do Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar se o uso do quiz poderia ser
eficiente como uma ferramenta de fixação de conteúdos após uma aula expositiva
tradicional. A pesquisa foi feita com 70 alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino
Médio do IFES Campus Santa Teresa. Uma turma fez uma lista de exercícios após a
exposição dos conteúdos e a outra teve a aplicação do quiz como ferramenta de
fixação. A pesquisa apontou pequena vantagem na turma que realizou quiz, além da
observação do estímulo ao debate e competitividade. Porém, esses dados não podem
confirmar se o uso do quiz foi realmente a causa do melhor aproveitamento da turma
na avaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Quiz | pt_BR |
dc.subject | Infecções sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Quiz como metodologia no ensino de Infecções sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Micaela, Jadia Petri Penholato | |
dc.contributor.member | Chambela Neto, Alberto | |
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