Quiz como metodologia no ensino de Infecções sexualmente transmissíveis
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A busca por métodos capazes de estimular a participação em sala de aula dos alunos, se tornou algo rotineiro e desafiador para os professores, pois, a formação de grande parte desses profissionais foi voltada para métodos convencionais de ensino. Essa preocupação se faz na necessidade de reduzir cada vez mais os índices de evasão escolar no nosso sistema de ensino, e que com a chegada da pandemia do Covid-19, agravou ainda mais, seja pela falta de recursos ou pelas aulas monótonas que tornavam o ensino “chato”. Sendo assim, o quiz se mostra como uma ferramenta capaz de estimular pontos importantes na formação dos alunos, como torná-los protagonistas do seu próprio conhecimento, pois estimula o debate, pensamento crítico e entre outros. O conteúdo escolhido foi de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que também é um problema sério enfrentado pelo sistema de saúde do Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar se o uso do quiz poderia ser eficiente como uma ferramenta de fixação de conteúdos após uma aula expositiva tradicional. A pesquisa foi feita com 70 alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio do IFES Campus Santa Teresa. Uma turma fez uma lista de exercícios após a exposição dos conteúdos e a outra teve a aplicação do quiz como ferramenta de fixação. A pesquisa apontou pequena vantagem na turma que realizou quiz, além da observação do estímulo ao debate e competitividade. Porém, esses dados não podem confirmar se o uso do quiz foi realmente a causa do melhor aproveitamento da turma na avaliação.
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