Simulação numérica aplicada na análise do escoamento laminar sobre uma placa plana vazada

Lima, Caio Patrick Picoli de (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A mobilidade urbana se tornou uma grande preocupação com o fenômeno da urbanização mundial. Essa preocupação, somada com o aquecimento global, torna os modais de transporte um tópico muito atrativo. No presente trabalho, busca-se promover renovação de ar e conforto térmico em ônibus, a fim de torna-los mais atrativos para a população em geral, especialmente em dias chuvosos. Para atingir esse objetivo, primeiro foi realizada uma busca na literatura para embasar o presente trabalho e em seguida simulações numéricas (CFD – Dinâmica dos Fluidos Computacional) foram feitas a fim de determinar a melhor geometria para promover a vazão de ar dentro de ônibus. Resultados promissores foram encontrados com as simulações de placa vazada, mostrando que é possível promover vazão através de orifícios em uma placa. Entretanto, como várias simplificações foram realizadas, além de não ter sido possível simular o conforto térmico dentro de um ônibus devido à complexidade do sistema, mais estudos são necessários para verificar a eficiência desse sistema quanto ao conforto térmico.

ABSTRACT: Urban Mobility has become a great worry with the global urbanization phenomena. This, alongside global warming, makes transport modals a very interesting topic. In the following paper, the objective is to promote air renewal and thermal comfort in buses, and, consequentially, turning them more attractive for the overall population, especially in rainy days. To achieve this objective, the first step was making a search on the existing literature, so it was possible to base this paper. Then, numerical simulations (CFD – Computational Fluids Dynamic) were made to determinate the best geometry to promote flow rate inside a bus. Promising results were found, showing that it is possible to promote flow throught orifices in a plate. But, as many simplifications were made, added to the fact that it wasn’t possible to simulate thermal comfort inside a bus because of the complexity of the system, more studies are necessary to verify the efficiency of this system about the thermal comfort.


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