Práticas e aprendizagens dos professores tutores : a formação dos formadores no curso de aperfeiçoamento do OBCIM-EJA

Gomes, Nardely Sousa (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho investigou a formação, no exercício da ação prática, de professores de Ciências e Matemática que atuaram como tutores no curso de aperfeiçoamento semipresencial do OBECiM-EJA. O objetivo da pesquisa foi problematizar e analisar o processo formativo desses professores tutores nas perspectivas da reflexão, do diálogo e das aprendizagens por meio das mediações interativas nos diferentes espaços do curso de aperfeiçoamento. Em uma abordagem qualitativa, os dados analisados foram coletados por meio de transcrições de áudio gravado nas interações entre os professores (tutores, cursistas e especialistas), nas aulas presenciais, diálogos no AVA/Moodle, questionário, entre outros. O aporte teórico está apoiado em autores que estudam os sujeitos de pesquisa em condição prática. Na perspectiva da constituição da práxis educativa libertadora onde se constrói o processo de conscientização e autonomia dos sujeitos, justificada em Paulo Freire, alicerçado em uma visão de mundo crítica. Consideramos as convergências de Freire com Jürgen Habermas na atividade dialética socialmente construída que integra a ação comunicativa Habermasiana com a dialógica Freireana. Donald Schön fundamenta a formação dos professores por meio da interação teoria e prática em um ensino reflexivo, enfatizando o aprender por meio do fazer. Os resultados seguem ancorados nas análises de três categorias: Diálogo, Reflexão e Aprendizagem. Na categoria Diálogo, os referenciais teóricos apresentam à importância da interação verbal comunicativa na construção de consensos na formação docente. Nas mediações entre tutores e cursistas observamos a constituição de professores reflexivos e suas reconstruções das ações das práticas pedagógicas sobre a perspectiva da reflexão crítica, considerando suas interfases com contexto social. Na categoria Aprendizagem por meio dos elementos intersubjetivos (linguagem e identidades) foi possível constatar situações de aprendizagens individuais e sociais durante e posterior à ação da prática. O produto educacional constitui um mapa de atividades semanais a ser implementado no AVA/Moodle. É uma proposta para a formação de professores de Ciências, considerando suas interfaces com a EJA. As tarefas abordam questões dialógicas, problematizadoras e reflexivas advindas das situações analisadas no contexto das interações entre os professores tutores e cursistas no OBECiM.

ABSTRACT: This paper investigates the formation, in the exercise of practical action, Science and Mathematics teachers who acted as tutors in the course of blended improvement of OBECiM-EJA. The objective was to discuss and analyze the formation process of these tutors from the perspectives of reflection, dialogue and learning through interactive mediations improvement course in different spaces. In a qualitative approach, the data analyzed were collected through audio transcripts recorded in the interactions between teachers (tutors, course participants and experts) in regular classes, dialogues in the AVA / Moodle questionnaire, among others. The theoretical framework is supported by authors who study the research subjects into practice condition. From the perspective of the constitution of liberating educational praxis where it builds the process of awareness and autonomy of the subjects, justified in Paulo Freire, based on a critical view of the world. We consider the convergence of Freire with Jürgen Habermas in socially constructed dialectic activity that integrates the Habermasian communicative action with Freirean dialogue. Donald Schön based teacher training through interaction of theory and practice in a reflective teaching, emphasizing learning through doing. The results follow anchored in the analyzes of three categories: Dialogue, reflection and learning. Dialogue in the category, the theoretical frameworks present the importance of communicative verbal interaction in building consensus in teacher education. In mediations between tutors and course participants observed the formation of reflective teachers and their reconstructions of the shares of pedagogical practices from the perspective of critical reflection considering its interfaces with social context. In category learning through inter- subjective elements (language and identities) it was possible to situations of individual and social learning during and after the practice action. The educational product is a map of weekly activities to be implemented in VLE / Moodle. It is a proposal for the training of science teachers, taking into account its interfaces with the EJA. The tasks dialogic approach issues, problem-solving and reflective arising from the situations analyzed in the context of interactions between tutors and course participants in OBECiM.