Metodologias ativas na aprendizagem de engenharia: um estudo sobre a abordagem CDIO
tcc
Resumo: Diante do cenário atual onde os problemas a serem resolvidos pelos engenheiros estão cada vez mais complexos e necessitam da participação de vários especialistas para serem resolvidos, surge a necessidade de atualização na formação desses profissionais do século 21. Essa atualização tem sido buscada por meio do uso de métodos modernos de aprendizagem ativa. Uma abordagem que tem sido referência e implementada com sucesso é a abordagem CDIO (Concepção, projetos, implementação e operação). Esta monografia apresenta uma visão geral sobre esta formação atualizada do engenheiro, algumas implementações do CDIO no Brasil e no mundo, referenciando aspectos importantes para a atualização na formação do engenheiro brasileiro.
Abstract: Faced with the current scenario where the problems to be solved by engineers are increasingly complex and require the participation of several specialists to be solved. In this scenario, it´s necessary to update the training of the 21st century engineer. This update has been sought through the use of modern methods of active learning. One approach that has been referenced and successfully implemented is the CDIO (Design, Design, Implementation and Operation) approach. This monograph presents an overview of this updated training of the engineer, some implementations of the CDIO in Brazil and in the world, referencing important aspects for updating the training of the Brazilian engineer.
- Engenharias643
Redes Sociais