Mapeamento sobre pensamento computacional: entre abordagens, intencionalidades e desafios

Gussani, Sebastião (2022)

tcc

RESUMO: O desenvolvimento crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem impactado fortemente a vida das pessoas, em todos os aspectos. No ambiente escolar não é diferente. Diante do volume de informações disponíveis diariamente a todos, o trabalho docente tornou-se mais complexo e a adaptação das metodologias de ensino a esta nova realidade é algo fundamental na formaçãodos estudantes para o mundo social, acadêmico e do trabalho. Neste contexto, o Pensamento Computacional (PC) surge como uma possibilidade de aperfeiçoar o trabalho do professor, em conformidade com as novas demandas da sociedade e as diretrizes dos documentos oficiais que regem a educação brasileira. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é identificar como o PC é abordado nas pesquisas de dissertações e teses que foram publicados nos cursos de mestrado e doutorado do Brasil cuja avaliação junto a CAPES seja igual ou superior a 4, considerandoum período compreendido entre janeiro de 2017 e março de 2022, cujo público alvo sejam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio ou os professores que nela atuam, por meio de um mapeamento da literatura. O resultado do estudo indicou que a principal perspectiva abordada sobre o tema ocorre por meio de atividades que utilizam as TDIC e que ainda existe a necessidade de estudos mais aprofundados sobre atividades desplugadas (que não utilizam computadores), formação de professores para trabalharem o PC, além de análises das condições estruturais oferecidas pelas escolas em relação aos requisitos para práticas que se baseiam no PC.

ABSTRACT: The growing development of Digital Information and Communication Technologies (ICTs)has strongly impacted all aspects of people’s lives. At school environment there is no difference. Faced with the volume of information available daily to everyone, the teaching work has become more complex and the adaptation of teaching methodologies to this new reality is fundamental in the training of students for the social, academic and work world. In this context, Computational Thinking (CT) appears as anpossibility to improve the teacher's work, in accordance with the new societydemands and the official government guidelines documents that govern Brazilian education.Consideringabove, the work goal is identify how the CT is approached in dissertations and theses researchs published from the brazilians postgraduate courses, whose evaluation with CAPES is equal to or greater than 4, considering a period between January 2017 and march 2022 and whose target audience is students in the final years of elementary, high schoolor the professors who work in it, through a literature mapping. The study results indicates that the main perspective addressed on the subject occurs through activities that use ICTs and that there is still a need for further studies on unplugged activities (which do not use computers), teacher training to work with the CT, in addition to analyzes of the structural conditions offered by schools in relation to the requirements for practices that are based on the CT.


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