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Uso de uma planta virtual para o ensino de controle de processos

dc.contributor.advisorMunareto, Saul da Silva
dc.contributor.authorVieira Filho, Milton Bustamante
dc.date.accessioned2022-08-25T11:42:36Z
dc.date.available2022-08-25T11:42:36Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationVIEIRA FILHO, Milton Bustamante. Uso de uma planta virtual para o ensino de controle de processos. 2022. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2246
dc.description.abstractRESUMO: Ao longo dos anos, muito tem se falado nos congressos nacionais relacionados ao ensino de engenharia sobre a falta de conhecimento prático dos estudantes recém-formados. Para tentar minimizar essa deficiência, muitas instituições têm investido na aquisição de plantas didáticas para familiarizar os estudantes com situações reais da rotina industrial. Essa ação tem trazido bons resultados, porém, o que fazer se a planta didática não estiver disponível? Como realizar o desenvolvimento prático nos alunos sem essa ferramenta? Uma alternativa é a utilização de simuladores aproximados da rotina industrial. Assim, este trabalho apresenta uma planta virtual para o ensino de controle de processos. A planta virtual está baseada nos softwares TIA Portal e Factory I/O, resultando em uma interface SCADA que consta de uma unidade de dosagem e tratamento de um aditivo químico, composta de: dois tanques, sistema de filtração, malhas de controle de nível e vazão. Nesta planta são propostas situações-problemas que instigam o desenvolvimento de soluções por meio de tecnologias usuais da indústria, o que possibilita aplicar os conhecimentos teóricos na criação de soluções, além de preparar-se para a atividade profissional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Over the years, much has been said at national congresses related to engineering education about the lack of practical knowledge of recent graduates. To try to minimize this deficiency, many institutions have invested in the acquisition of didactic plans to familiarize students with real industrial routine situations. This action brought good results, however, what to do if the didactic plan is not available? How to carry out practical development in students without this tool? An alternative is the use of approximate simulators of the industrial routine. Thus, this work presents a virtual plant for teaching process control. The virtual plant is based on the TIA Portal and Factory I/O software, resulting in a SCADA interface that consists of a chemical additive dosing and treatment unit, comprising: two tanks, a filtration system, level and flow control loops. . In this plant, problem situations are proposed that instigate the development of solutions through the usual technologies of the industry, which makes it possible to apply theoretical knowledge in the creation of solutions, in addition to preparing for the professional activity.pt_BR
dc.format.extent71 fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectControle de processospt_BR
dc.subjectFactory I/Opt_BR
dc.subjectPlanta virtualpt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectControle de processospt_BR
dc.subjectControladores programáveispt_BR
dc.subjectControladores PIDpt_BR
dc.titleUso de uma planta virtual para o ensino de controle de processospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1484609457358730pt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia de Controle e Automação
dc.contributor.memberCosta, Wagner Teixeira da
dc.contributor.memberOliveira, Rafael Emerick Zape de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8365543719828195pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5878028929272559pt_BR


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