Alfabetização cartográfica e o ensino de geografia através das metodologias ativas de ensino

Langa, Rosangela Maioli (2022)

tcc

O ensino da cartografia escolar através da geografia possibilita a compreensão das relações entre o espaço e o tempo. A capacidade de codificar e decodificar representações gráficas são habilidades fundamentais na alfabetização cartográfica dos alunos para que a partir do ensino da Geografia possam identificar, representar, analisar, compreender e refletir sobre o mundo a sua volta. Partindo de experiências escolares pessoais e profissionais constatou-se a dificuldade que muitos alunos possuem na identificação, interpretação e análise dos elementos cartográficos. Por não compreenderem esses elementos, demonstram desinteresse em aulas que utilizam a cartografia. Assim, a pesquisa foi idealizada com o intuito de promover, por meio de metodologias ativas de ensino, o desenvolvimento de habilidades e competências referentes à alfabetização cartografia dos alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Mas em virtude do atual contexto de pandemia, não foi possível aplicar a proposta de intervenção pedagógica de modo presencial. Por esse motivo, o projeto fundamentou-se em levantamentos bibliográficos e em extensa revisão de literatura, a fim de fomentar o desenvolvimento de uma proposta de intervenção coerente e adequada ao objetivo deste trabalho. Sendo assim, espera-se que esse trabalho contribua com a formação integral por parte dos educandos através do uso de metodologias ativas, as quais propiciam um ensino dinâmico, crítico e reflexivo, tornando o aluno o protagonista de sua própria aprendizagem.


Collections: