O potencial pedagógico do espaço de educação não formal Parque da Manteigueira (Vila Velha-ES) : uma proposta de sequência didática com abordagem sociocultural

Roldi, Kleber (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho objetivou estudar o potencial pedagógico da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizada em Vila Velha, Espírito Santo, como espaço de educação não formal por meio da validação de uma sequência didática interdisciplinar, construída na perspectiva de uma educação sociocultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso. Adotou-se as concepções filosóficas da teoria da complexidade de Edgar Morin (2005), da educação não formal de Gohn (2010) e da alfabetização científica de Chassot (2006) e de Sasseron e Carvalho (2008). Uma sequência didática sociocultural foi validada a priori e a posteriori. A validação a priori foi realizada por nove professores da educação básica e indicou a suficiência de todos os itens presentes no instrumento de validação utilizado (Guimarães e Giordan, 2011). A validação a posteriori ocorreu a partir de uma intervenção em uma turma da 1ª série do ensino médio formada por um grupo de 20 alunos, com idades entre 14 e 17 anos de uma escola pública estadual do município de Vila Velha, ES. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários semi estruturados e diários de bordo. As análises dos resultados mostraram que a sequência didática aplicada no contexto do Parque da Manteigueira possui muitos elementos que permitem considerá-lo um espaço potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação não formal, à alfabetização científica, e aos pressupostos da complexidade. Pode-se concluir que a aplicação da sequência didática, que teve como ponto de partida e de chegada o Parque da Manteigueira, atingiu resultados que permitem avaliá-lo como um importante espaço de educação não formal, apresentando muitas possibilidades de se debater questões sociais, políticas, éticas, culturais e ambientais, por meio de ações educativas socioculturais que estão contextualizadas e articuladas com a formação cidadã. Como produto final dessa pesquisa, foi elaborado um guia didático para o Parque da Manteigueira, que ficará disponível no formato eletrônico para ser consultado por professores da educação básica.

ABSTRACT: This research aimed to study the pedagogical potential of the Conservation Unit Municipal Natural Park Morro da Manteigueira, located in Vila Velha, Espírito Santo, as a space of non-formal education by validating of an interdisciplinary didactics sequence built from the perspective of a socio-cultural education. For this adopted was philosophical conceptions of the theory of complexity of Edgar Morin, non-formal education of Gohn (2010) and scientific literacy of Chassot (2006) and Sasseron and Carvalho (2008). A socio-cultural didactics sequence was validated a priori and a posteriori. The validation a priori performed for nine basic education teachers pointed out the sufficiency of all items on validation tool used (Guimarães and Giordan, 2011). The validation a posteriori performed in a class of 1st year of high school from a public school of Vila Velha, ES. The research subjects were a group of 20 students, aged between 14 and 17 years, who responded semi structured questionnaires and held regular records in logbooks. Analysis of the questionnaires and logbooks showed that the didactic sequence applied in the context of Parque da Manteigueira possesses many elements that allow consider it a potential space for the development of activities related to non-formal education, science literacy, and presuppositions complexity. It can be concluded that the application of the didactic sequence, which took as a starting point and end point the Parque da Manteigueira, has reached results that allow evaluate as an important non-formal education space, with many possibilities to discuss social issues, political, ethical, cultural and environmental, through contextualized and articulated educational activities with civic education. As a final product of this research, didactic guide was developed to Parque da Manteigueira, which will be available in electronic format to be consulted by teachers of basic education.


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