dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria José de Resende | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sidney | |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T21:41:37Z | |
dc.date.available | 2022-08-23T21:41:37Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Sidney. Escola e comunidade: diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ES. 2022. 192 f. Dissertação (Mestrado em PROFEPT) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2236 | |
dc.description.abstract | RESUMO:Esta pesquisa objetiva analisar, a partir do Projeto Político Pedagógico e das práticas
educativas, a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba
com a comunidade quilombola. Inicialmente, o referencial teórico compreendeu
estudos relacionados a educação no âmbito dos pressupostos filosóficos e políticopedagógicos da formação humana em interlocução com a proposta de Educação para
as Relações Étnico-Raciais. Na sequência, os estudos étnico-raciais na perspectiva
decolonial, foram relacionados ao conceito de território em suas territorialidades
manifestas, neste particular, sobre o território quilombola e o seu potencial turístico
cultural. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com abordagens do estudo de
caso e da pesquisa intervenção, que compreende duas etapas de realização. Na
primeira etapa foram realizados estudos bibliográficos e documentais tendo como
objetos o projeto político pedagógico e os projetos específicos realizados no campo
das práticas docentes que remetem aos pressupostos da educação étnico-racial.
Buscou-se também uma melhor compreensão sobre a relação escola-comunidade a
partir das entrevistas e de aplicação de questionários, além da realização de visitas
técnicas e da observação participante junto aos estudantes, docentes e gestores da
escola. Os resultados e as respectivas considerações decorrentes dessas ações
permitiram a definição das estratégias de realização da segunda etapa que constou
da estruturação e realização do curso de formação de professores em Educação
Turística e Educação Patrimonial e da produção do guia antropológico de Araçatiba.
Uma oportunidade de estudos e de reflexões sobre a práxis docente em sua relação
com a história e a memória dos moradores da comunidade de Araçatiba com ênfase
nas manifestações da cultura material e imaterial de matrizes afrodescendentes. No
campo da aderência à modalidade de educação profissional e tecnológica, a
participação dos estudantes egressos do curso técnico integrado em guia de turismo
do Proeja do Ifes Campus Vitória, foi de grande importância durante a visita técnica à
comunidade e, posteriormente, na participação da oficina para reconhecimento e
validação do guia antropológico de Araçatiba em suas possibilidades de contribuir
para a elaboração de roteiros turísticos destinados à atuação profissional.
Entendemos que a relevância deste trabalho está em contribuir para o fortalecimento
da identidade e do pertencimento dos moradores da comunidade, para o
desenvolvimento turístico de base local, bem como, para potencializar a atuação
profissional dos guias de turismo egressos do Proeja do Ifes Campus Vitória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | |
dc.format.extent | 156 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais - Educação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - Espírito Santo (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Guia de turismo - Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Escola e comunidade : diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ES | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rezende, Aldo | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Centro Universitário de Brasília - UniCEUB | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação Profissional e Técnica | |
dc.contributor.member | Ferreira, Maria José de Resende | |
dc.contributor.member | Rezende, Aldo | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Guimarães, Sávio Tadeu | |
Redes Sociais