Show simple item record

Escola e comunidade : diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ES

dc.contributor.advisorFerreira, Maria José de Resende
dc.contributor.authorRodrigues, Sidney
dc.date.accessioned2022-08-23T21:41:37Z
dc.date.available2022-08-23T21:41:37Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sidney. Escola e comunidade: diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ES. 2022. 192 f. Dissertação (Mestrado em PROFEPT) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2236
dc.description.abstractRESUMO:Esta pesquisa objetiva analisar, a partir do Projeto Político Pedagógico e das práticas educativas, a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola. Inicialmente, o referencial teórico compreendeu estudos relacionados a educação no âmbito dos pressupostos filosóficos e políticopedagógicos da formação humana em interlocução com a proposta de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Na sequência, os estudos étnico-raciais na perspectiva decolonial, foram relacionados ao conceito de território em suas territorialidades manifestas, neste particular, sobre o território quilombola e o seu potencial turístico cultural. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com abordagens do estudo de caso e da pesquisa intervenção, que compreende duas etapas de realização. Na primeira etapa foram realizados estudos bibliográficos e documentais tendo como objetos o projeto político pedagógico e os projetos específicos realizados no campo das práticas docentes que remetem aos pressupostos da educação étnico-racial. Buscou-se também uma melhor compreensão sobre a relação escola-comunidade a partir das entrevistas e de aplicação de questionários, além da realização de visitas técnicas e da observação participante junto aos estudantes, docentes e gestores da escola. Os resultados e as respectivas considerações decorrentes dessas ações permitiram a definição das estratégias de realização da segunda etapa que constou da estruturação e realização do curso de formação de professores em Educação Turística e Educação Patrimonial e da produção do guia antropológico de Araçatiba. Uma oportunidade de estudos e de reflexões sobre a práxis docente em sua relação com a história e a memória dos moradores da comunidade de Araçatiba com ênfase nas manifestações da cultura material e imaterial de matrizes afrodescendentes. No campo da aderência à modalidade de educação profissional e tecnológica, a participação dos estudantes egressos do curso técnico integrado em guia de turismo do Proeja do Ifes Campus Vitória, foi de grande importância durante a visita técnica à comunidade e, posteriormente, na participação da oficina para reconhecimento e validação do guia antropológico de Araçatiba em suas possibilidades de contribuir para a elaboração de roteiros turísticos destinados à atuação profissional. Entendemos que a relevância deste trabalho está em contribuir para o fortalecimento da identidade e do pertencimento dos moradores da comunidade, para o desenvolvimento turístico de base local, bem como, para potencializar a atuação profissional dos guias de turismo egressos do Proeja do Ifes Campus Vitória.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
dc.format.extent156 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciais - Educaçãopt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Espírito Santo (Estado)pt_BR
dc.subjectGuia de turismo - Educação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleEscola e comunidade : diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ESpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coRezende, Aldo
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Brasília - UniCEUBpt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Técnica
dc.contributor.memberFerreira, Maria José de Resende
dc.contributor.memberRezende, Aldo
dc.contributor.memberPinto, Antonio Henrique
dc.contributor.memberGuimarães, Sávio Tadeu


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record