Escola e comunidade : diálogos sobre territorialidades de matriz afrodescendente e turismo cultural em Araçatiba - Viana - ES

Rodrigues, Sidney (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO:Esta pesquisa objetiva analisar, a partir do Projeto Político Pedagógico e das práticas educativas, a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola. Inicialmente, o referencial teórico compreendeu estudos relacionados a educação no âmbito dos pressupostos filosóficos e políticopedagógicos da formação humana em interlocução com a proposta de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Na sequência, os estudos étnico-raciais na perspectiva decolonial, foram relacionados ao conceito de território em suas territorialidades manifestas, neste particular, sobre o território quilombola e o seu potencial turístico cultural. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com abordagens do estudo de caso e da pesquisa intervenção, que compreende duas etapas de realização. Na primeira etapa foram realizados estudos bibliográficos e documentais tendo como objetos o projeto político pedagógico e os projetos específicos realizados no campo das práticas docentes que remetem aos pressupostos da educação étnico-racial. Buscou-se também uma melhor compreensão sobre a relação escola-comunidade a partir das entrevistas e de aplicação de questionários, além da realização de visitas técnicas e da observação participante junto aos estudantes, docentes e gestores da escola. Os resultados e as respectivas considerações decorrentes dessas ações permitiram a definição das estratégias de realização da segunda etapa que constou da estruturação e realização do curso de formação de professores em Educação Turística e Educação Patrimonial e da produção do guia antropológico de Araçatiba. Uma oportunidade de estudos e de reflexões sobre a práxis docente em sua relação com a história e a memória dos moradores da comunidade de Araçatiba com ênfase nas manifestações da cultura material e imaterial de matrizes afrodescendentes. No campo da aderência à modalidade de educação profissional e tecnológica, a participação dos estudantes egressos do curso técnico integrado em guia de turismo do Proeja do Ifes Campus Vitória, foi de grande importância durante a visita técnica à comunidade e, posteriormente, na participação da oficina para reconhecimento e validação do guia antropológico de Araçatiba em suas possibilidades de contribuir para a elaboração de roteiros turísticos destinados à atuação profissional. Entendemos que a relevância deste trabalho está em contribuir para o fortalecimento da identidade e do pertencimento dos moradores da comunidade, para o desenvolvimento turístico de base local, bem como, para potencializar a atuação profissional dos guias de turismo egressos do Proeja do Ifes Campus Vitória.