dc.contributor.advisor | Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires | |
dc.contributor.author | Félix, Yrllana Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T16:53:26Z | |
dc.date.available | 2022-08-23T16:53:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FÉLIX, Yrllna Nascimento. Pensando o TDAH na pedagogia & educação especial. 2022. 59 f. Monografia ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2233 | |
dc.description.abstract | Esse estudo objetiva dialogar sobre as noções e definições atuais direcionadas a
temática do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na área da
educação voltado para a formação dos estudantes da Licenciatura em Pedagogia na
perspectiva da inclusão. Tais apontamentos foram correlacionados com análises de
documentos orientadores, legislações relacionadas ao TDAH e artigos científicos
publicados entre 2020-2021 na Revista Brasileira De Educação Especial e de forma
complementar na plataforma Scielo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com
levantamento de opinião e enfoque interpretativista realizada no curso de Licenciatura
em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Itapina, que utilizou de um
questionário fechado, efetivado no segundo semestre de 2021 com estudantes finalistas.
De modo a contemplar o maior número possível de participantes, o questionário foi
aplicado via formulário digital, com Termo de Consentimento Livre Esclarecido e
divulgado via ambiente virtual institucional, por celular além de reforçado
presencialmente. A análise das legislações revelou que as condutas associadas ao
TDAH estão na esfera do processo de adiantamento do diagnóstico e pouco descrevem
as condicionantes do acompanhamento pedagógico/escolar. O conceito de TDAH
verificado nos artigos científicos da educação recupera as características sintomáticas
do comportamento e neurodesenvolvimento, sendo propositivos para o direcionamento
clínico e terapêutico. Os estudantes de Pedagogia em sua maioria compreendem que
alunos com TDAH não fazem parte da Educação Especial, mas que os métodos e
direcionamentos da modalidade podem colaborar para as ações pedagógicas no
acompanhamento escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to dialogue the current notions and definitions directed to the theme of
attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) around education aimed at the training of
students of the Degree in Pedagogy from the perspective of inclusion. Such notes were
correlated with analyzes of guiding documents, legislation related to ADHD and scientific
articles published between 2020-2021 in the Revista Brasileira de Educação Especial and
in a complementary way on the Scielo platform. This is qualitative research with an opinion
survey and an interpretive approach carried out in the Pedagogy Degree course of the
Instituto Federal do Espírito Santo - Itapina campus, which used a closed questionnaire,
carried out in the second half of 2021 with finalist students. To include the largest possible
number of participants, the questionnaire was applied by digital form, with an Informed
Consent Term and disseminated by the institutional virtual environment, by cell phone, in
addition to being reinforced in person. The analysis of the legislation revealed that the
behaviors associated with ADHD are in the sphere of the process of advancing the
diagnosis and little describe the constraints of pedagogical/school monitoring. The
concept of ADHD verified in scientific articles on education recovers the symptomatic
characteristics of behavior and neurodevelopment, being propositional for clinical and
therapeutic direction. Most Pedagogy students understand that students with ADHD are
not part of Special Education, but that the methods and directions of the modality can
collaborate for pedagogical actions in school monitoring. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Pensando o TDAH na pedagogia & educação especial | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.member | Silva, Beatriz Alves | |
dc.contributor.member | Kauark, Fabiana da Silva | |
Redes Sociais