Pensando o TDAH na pedagogia & educação especial

Félix, Yrllana Nascimento (2022)

tcc

Esse estudo objetiva dialogar sobre as noções e definições atuais direcionadas a temática do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na área da educação voltado para a formação dos estudantes da Licenciatura em Pedagogia na perspectiva da inclusão. Tais apontamentos foram correlacionados com análises de documentos orientadores, legislações relacionadas ao TDAH e artigos científicos publicados entre 2020-2021 na Revista Brasileira De Educação Especial e de forma complementar na plataforma Scielo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento de opinião e enfoque interpretativista realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Itapina, que utilizou de um questionário fechado, efetivado no segundo semestre de 2021 com estudantes finalistas. De modo a contemplar o maior número possível de participantes, o questionário foi aplicado via formulário digital, com Termo de Consentimento Livre Esclarecido e divulgado via ambiente virtual institucional, por celular além de reforçado presencialmente. A análise das legislações revelou que as condutas associadas ao TDAH estão na esfera do processo de adiantamento do diagnóstico e pouco descrevem as condicionantes do acompanhamento pedagógico/escolar. O conceito de TDAH verificado nos artigos científicos da educação recupera as características sintomáticas do comportamento e neurodesenvolvimento, sendo propositivos para o direcionamento clínico e terapêutico. Os estudantes de Pedagogia em sua maioria compreendem que alunos com TDAH não fazem parte da Educação Especial, mas que os métodos e direcionamentos da modalidade podem colaborar para as ações pedagógicas no acompanhamento escolar.

This study aims to dialogue the current notions and definitions directed to the theme of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) around education aimed at the training of students of the Degree in Pedagogy from the perspective of inclusion. Such notes were correlated with analyzes of guiding documents, legislation related to ADHD and scientific articles published between 2020-2021 in the Revista Brasileira de Educação Especial and in a complementary way on the Scielo platform. This is qualitative research with an opinion survey and an interpretive approach carried out in the Pedagogy Degree course of the Instituto Federal do Espírito Santo - Itapina campus, which used a closed questionnaire, carried out in the second half of 2021 with finalist students. To include the largest possible number of participants, the questionnaire was applied by digital form, with an Informed Consent Term and disseminated by the institutional virtual environment, by cell phone, in addition to being reinforced in person. The analysis of the legislation revealed that the behaviors associated with ADHD are in the sphere of the process of advancing the diagnosis and little describe the constraints of pedagogical/school monitoring. The concept of ADHD verified in scientific articles on education recovers the symptomatic characteristics of behavior and neurodevelopment, being propositional for clinical and therapeutic direction. Most Pedagogy students understand that students with ADHD are not part of Special Education, but that the methods and directions of the modality can collaborate for pedagogical actions in school monitoring.


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