dc.contributor.advisor | Jordane, Alex | |
dc.contributor.author | Págio, Júlio Cezar | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T16:03:05Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T16:03:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | PÁGIO, Júlio Cezar. O olhar da educação profissional na perspectiva da educação matemática: uma colaboração na construção do material didático da EJA. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/222 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho teve como desafio encontrar respostas ao problema que propus
como meta investigativa: Como as práticas pedagógicas (material didático,
conteúdos, estratégias de ensino, etc.) das disciplinas da formação profissional
técnica podem contribuir na produção colaborativa de material didático de
Matemática sobre proporcionalidade para a EJA/PROEJA? Para dar sentido à
questão levantada, apoiei-me nas ideias do teórico Paulo Freire e nos referenciais
dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavata, Acácia Kuenzer, Marise
Ramos e Moacir Gadotti. Procurei verificar os conteúdos das disciplinas técnicas e
suas relações com o conceito de proporcionalidade e como eles apareceram nos
materiais didáticos específicos, assim como conhecer as estratégias pedagógicas
utilizadas pelos professores sujeitos da pesquisa ao trabalharem esses conteúdos.
Após essas etapas, foi possível trabalhar nas discussões que se seguiram, com o
grupo colaborativo, GEPEM-ES, sobre o material didático. Nesse momento,
fundamentei-me na tese de doutorado do professor Rony Freitas, que trata
exclusivamente da construção colaborativa dos materiais didáticos de matemática
para EJA, na perspectiva da resolução de problemas. Para tornar possível a etapa
investigativa, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, pois busquei
compreender como as práticas pedagógicas dos docentes da área técnica puderam
contribuir no processo de produção de material didático, relacionando-se
diretamente com o cotidiano escolar. Com esse intuito, utilizei questionários,
entrevistas e documentos escritos. Como produto de pesquisa, sugeri algumas
ideias para a construção de um novo material didático de matemática,
especificamente de proporcionalidade, que vem sendo realizado pelo GEPEM-ES.
Foi possível ressaltar o importante papel do professor ao buscar formas de transpor
as práticas pedagógicas das disciplinas técnicas, o que motivou ainda mais o objetivo geral de colaborar com ideias para a construção de material didático específico do conceito de proporcionalidade para atender ao público da EJA. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work was challenging to find answers to the problem I propose that as an
investigative target: How teaching practice (teaching materials, content, teaching
strategies, etc.) of the disciplines of technical training can contribute to the
collaborative production of educational material on Mathematics proportionality to the
EJA / PROEJA? To make sense of the issue raised me support in Paulo Freire
theoretical ideas and references of researchers Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavata,
Acacia Kuenzer, Marise Ramos and Moacir Gadotti. Seeking verify the contents of
the technical disciplines and their relationship with the concept of proportionality and
as they appear in the specific learning materials, as well as meet the pedagogical
strategies used by the subjects of the research teachers to work such content. After
these steps, it was possible to work in the discussions that followed, with the
collaborative group, GEPEM-ES, on the teaching material. At this point I support the
doctoral thesis of Professor Ron Freitas, which deals exclusively with the
collaborative construction of math teaching materials for adult education with a view
to solving problems. To make possible the investigative stage, a qualitative research
was conducted, as I seek to understand how the pedagogical practices of technical
area of teachers, can contribute in courseware production process, relating directly to
the school routine. To that end, I used questionnaires, interviews and written
documents. As a research product suggested some ideas on building a new teaching
material of mathematics, specifically of proportionality, which is being conducted by
GEPEM-ES. It was possible to highlight the important role of the teacher to find ways
to bridge the pedagogical practices of technical disciplines, which further motivated
the overall goal of supporting ideas in the construction of specific teaching materials
of the concept of proportionality to serve the public of EJA. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O olhar da educação profissional na perspectiva da educação matemática : uma colaboração na construção do material didático da EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais