Show simple item record

Processos de ensino e aprendizagem em Ciências

dc.contributor.advisorTavares, Johelder Xavier
dc.contributor.authorDemartini, Mariana Anequim
dc.date.accessioned2022-08-23T10:54:28Z
dc.date.available2022-08-23T10:54:28Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationDemartini, Mariana Anequim. Processos de ensino e aprendizagem em Ciências: o que nos dizem as imagens nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental 1º ao 5º ano de uma escola pública da rede municipal de educação da cidade de Alegre ES (EMUEF “GUIDO MAURI”). 2022. 41 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espirito Santo, Alegre, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2227
dc.description.abstractEnsinar é um desafio para qualquer professor, independente da área em que atua, pois exige capacidade, conhecimento e entusiasmo pelo que é ensinado. O professor de Ciências é responsável pelo ensino dos conceitos biológicos, porém, nas séries iniciais essa não é a realidade. Portanto, como um único professor é responsável pelo ensino de muitas disciplinas no ensino fundamental I, em muitas escolas o material didático utilizado nas aulas fica restrito somente aos livros didáticos. Este trabalho tem por objetivo apresentar, por meio de um estudo exploratório, ou seja, pesquisa bibliográfica, análises das imagens contidas nos livros didáticos utilizado nas séries iniciais do ensino fundamental da escola EMUEF “Guido Mauri”, localizada na comunidade Lagoa Seca, Município de Alegre-ES. Foram analisados cinco livros didáticos da série “Buriti Mais Ciências”. Com base na análise, foram respondidas algumas perguntas de um questionário cujo parâmetro era avaliado em “Fraco, regular, bom e excelente”. Os critérios metodológicos utilizados na pesquisa foram os propostos por Vasconcelos e Souto (2003) para análise das imagens presentes nos livros didáticos, caracterizando a qualidade das ilustrações, grau de relação com as informações contidas no texto, diagramação, veracidade das informações, possibilidade de contextualização, grau de inovação e, por fim, se as imagens induzem à interpretação incorreta do contexto. Além disso, foi utilizado o documento proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para correlacionar por meio de triangulação a relação entre esse documento e imagens dos livros didáticos da escola Municipal EMUEF “Guido Mauri” juntamente com os conceitos científicos implícitos. Verificou-se que a escola EMUEF “Guido Mauri” possui livros didáticos que se apresentam como ferramentas capazes de traduzir os conteúdos de Ciências em tópicos que podem ser entendidos e assimilados numa sequência lógica pelos alunos, e que as imagens presentes nos livros didáticos do 1º ao 5º ano utilizados pela escola, juntamente com os conteúdos contidos nesses livros, estão de acordo com as BNCC.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectImagens. Livro didático. Ciências. Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem em Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeo que nos dizem as imagens nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental 1º ao 5º ano de uma escola pública da rede municipal de educação da cidade de Alegre ES (EMUEF “GUIDO MAURI”)pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
dc.contributor.institutionINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberPinheiro, Julia Paula Nascimento Souza
dc.contributor.memberAraujo Junior, Aramis Cortes de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record