Matemática financeira no ensino médio numa perspectiva investigativa

Santos, Jackelinne Azevedo Silva dos (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho busca compreender como o ensino da matemática financeira, na perspectiva da educação matemática crítica, pode promover conhecimentos que permitam ao indivíduo uma formação autônoma. Para tanto, foram desenvolvidas atividades com estudantes do ensino médio em três escolas estaduais, sendo duas localizadas no município de Cariacica/ES e uma no município de Vila Velha/ES. Os estudantes coletaram informações financeiras para descobrir o valor a pagar em financiamentos, utilizando a Tabela Price. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Foram propostos questionamentos abertos nos instrumentos utilizados para análise dos dados. O primeiro instrumento utilizado foi a aplicação do relatório-avaliação, no qual os estudantes registraram a síntese e o comentário das aulas. O segundo instrumento utilizado foi a aplicação do questionário investigativo, com perguntas relacionadas ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Diante dos relatos registrados pelos estudantes, foi possível identificar que o ensino da matemática financeira numa perspectiva investigativa pode promover conhecimentos que permitam ao indivíduo uma formação crítica. O produto final resultante desta pesquisa foi a elaboração de uma cartilha ilustrada sobre a abordagem do cálculo de juros em financiamento de veículos anunciados nas mídias, que pode ser utilizada por professores para implementar o debate com estudantes em aulas de matemática financeira.

ABSTRACT: This paper seeks to present the teaching of financial mathematics in the teaching process contextualized in which the school becomes a suitable environment for the construction of knowledge and the formation of critical individuals. The goal of this research is to examine whether the use of media available on the internet, newspapers and magazines can help in the teaching and learning in financial mathematics, the process also use Excel spreadsheets for calculating funded products that are advertised in the media. The research will be conducted with students from 1st year of high school, the School Alzira Ramos. This paper the types of tables that can be used in classes of financial mathematics will be presented; organizing a classroom script; checking the placement of students across the survey through a questionnaire and investigative findings on students' understanding of content through the applied-assessment report. With the reports recorded by the students, it was possible to identify that the financial mathematics education in an investigative perspective can promote knowledge that allows the individual to develop his or her critical thinking skills. The resulting end product of this research was the development of an illustrated primer about calculations of interest rates on vehicles advertised in the media, which can be used by teachers to implement discussions with students at financial mathematics classes.


Colecciones: