ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO DOS CONCEITOS NO POO E LOW POO NO USO DE COSMÉTICOS CAPILARES

Lyrio, Jéssica Clemente ; Alvarenga, Sthefany da Silva (2022)

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Há décadas a indústria de cosméticos emprega derivados de petróleo em seus produtos. Contudo, esta prática tem sido revista, sobretudo em razão dos malefícios que podem provocar na saúde capilar. Neste contexto, o presente trabalho visou apresentar as possibilidades de utilização de substituintes aos derivados de petróleo, diminuição de surfactantes e sulfatos agressivos em produtos cosméticos capilares. Partindo da concepção de que cosméticos são constituídos por alguns componentes químicos que danificam cabelos crespos e cacheados ao longo prazo, novas técnicas assim chamadas de “No poo” e “Low poo”, vêm emergindo no mercado de cuidados com o cabelo, uma vez que dispensam a utilização dos compostos mencionados. Com objetivo de analisar o perfil, comportamento e entendimento dos consumidores com relação aos cosméticos capilares foi aplicado um questionário por meio da Plataforma Google. Os resultados mostraram que o público feminino é predominante e entre as mulheres a busca por conhecimento sobre produtos cosméticos ocorre por meio de redes sociais e das plataformas digitais. Por sua vez, as técnicas No Poo e Low Poo encontram certa dificuldade de manutenção e ampliação no mercado, porém, se bem desenvolvidas, constituem-se promissoras oportunidades de negócios no âmbito da indústria de cosméticos capilares.

The cosmetics industry has used petroleum derivatives in its products for decades. However, this practice has been reviewed, mainly because of the harm it can cause to hair health. In this context, the present work aimed to present the possibilities of using substituents to petroleum derivatives, reduction of surfactants and aggressive sulfates in hair cosmetic products. Starting from the concept that cosmetics are made up of some chemical components that damage frizzy and curly hair in the long term, new techniques called “No poo” and “Low poo”, have been emerging in the hair care market, since dispense with the use of the aforementioned compounds. In order to analyze the profile, behavior and understanding of consumers in relation to hair cosmetics, a questionnaire was applied through the Google Platform. The results showed that the female audience is predominant and among women the search for knowledge about cosmetic products occurs through social networks and digital platforms. In turn, the No Poo and Low Poo techniques find some maintenance and expansion difficulties in the market, however, if well developed, they constitute promising business opportunities within the hair cosmetics industry.


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