Estudo de viabilidade agronômica de diferentes forrageiras em um sistema silvipastoril na Região Noroeste e Norte do Estado do ES

Stinghel, Marcelo Augusto (2022)

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O trabalho apresenta uma Intervenção Pedagógica que tem como foco o “Meio Ambiente” e a abordagem se dará em torno da Educação Ambiental. Acreditamos e consideramos ser elemento indispensável nos dias de hoje uma proposta educacional que contemple as necessidades sociais, politicas, econômicas e culturais com o objetivo de potencializar as práticas ambientais nos cotidianos escolares. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica cujos objetivos metodológicos vão ao encontro da pesquisa exploratória. Utilizaremos como fundamentação teórica, artigos publicados por Jacobi, Tristão, Franco (2009), Sato (1997, 2003 e 2010), Guimarães (2000 e 2004), Martins e Schnetzler (2018), Vieiras e Tristão (2016), Tristão (2004), Carvalho (2001), Loureiro (2004), Inep/Mec (2006), como também utilizaremos da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Constituição Federal (CF), Política Nacional do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global entre outros. Apontaremos alguns passos da Educação Ambiental, como também serão problematizadas algumas práticas cotidianas em Educação Ambiental e de como elas são realizadas nas escolas. Esperamos contribuir na formação de professores, propondo sugestões para o desenvolvimento de um processo de formação continuada para todos os envolvidos no meio escolar. Além disso, sugerimos a realização das práticas ambientais de forma Interdisciplinar e transdisciplinar no cotidiano escolar. Visamos contribuir na formação de cidadãos conscientes e sensibilizados para atuar na

The work comprises presenting a Pedagogical Intervention that focuses on “Environment” and the approach will be around Environmental Education. Today, we believe and consider an educational proposal that addresses social, political, economic and cultural needs to be an indispensable element in order to enhance environmental practices in school daily life. This study consists of a bibliographic review whose methodological objectives are in line with exploratory research. We will use as a theoretical basis, articles published by Jacobi, Tristão, Franco (2009), Sato (1997, 2003 and 2010), Guimaraes (2000 and 2004)), Martins and Schnetzler (2018), Vieiras and Tristão (2016), Tristão ( 2004), Carvalho (2001), Loureiro (2004), Inep/Mec (2006), as we will also use the National Education Policy (PNEA), National Curriculum Parameters (PCN), Federal Constitution (CF), National Environment Policy , Brazilian Institute for Consumer Protection, Environmental Education Treaty for Sustainable Society and Global Responsibility, among others. We will point out some steps in Environmental Education, as well as problematizing some daily practices in Environmental Education and how they are carried out in schools. We hope to contribute to the training of teachers, proposing suggestions for the development of a process of continuing education for all those involved in the school environment. In addition, we suggest carrying out environmental practices in an interdisciplinary and transdisciplinary way in the school routine. We aim to be able to contribute to the formation of conscious and sensitized citizens to act in society, taking care and conserving the environment for present and future generations.


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