Educação ambiental nos cotidianos escolares: presenças, ausências e o processo de formação continuada

Amorim, Gilcélia Kuster (2021)

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O trabalho apresenta uma Intervenção Pedagógica que tem como foco o “Meio Ambiente” e a abordagem se dará em torno da Educação Ambiental. Acreditamos e consideramos ser elemento indispensável nos dias de hoje uma proposta educacional que contemple as necessidades sociais, politicas, econômicas e culturais com o objetivo de potencializar as práticas ambientais nos cotidianos escolares. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica cujos objetivos metodológicos vão ao encontro da pesquisa exploratória. Utilizaremos como fundamentação teórica, artigos publicados por Jacobi, Tristão, Franco (2009), Sato (1997, 2003 e 2010), Guimarães (2000 e 2004), Martins e Schnetzler (2018), Vieiras e Tristão (2016), Tristão (2004), Carvalho (2001), Loureiro (2004), Inep/Mec (2006), como também utilizaremos da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Constituição Federal (CF), Política Nacional do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global entre outros. Apontaremos alguns passos da Educação Ambiental, como também serão problematizadas algumas práticas cotidianas em Educação Ambiental e de como elas são realizadas nas escolas. Esperamos contribuir na formação de professores, propondo sugestões para o desenvolvimento de um processo de formação continuada para todos os envolvidos no meio escolar. Além disso, sugerimos a realização das práticas ambientais de forma Interdisciplinar e transdisciplinar no cotidiano escolar. Visamos contribuir na formação de cidadãos conscientes e sensibilizados para atuar na sociedade, cuidando e conservando o meio ambiente para presente e futuras gerações.


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