Os desafios da educação étnico-racial: uma proposta de intervenção pedagógica em formato de ciclo de cinema e debate

Melo, Beatriz Ferreira Soares (2021)

tcc

RESUMO: O presente trabalho objetiva construir uma proposta de Intervenção Pedagógica (IP) que auxilie o processo de ensino-aprendizagem voltado às questões étnico-raciais, em especial, o preconceito racial contra negros e seus obstáculos à construção da cidadania. Tendo como método a Pesquisa-Intervenção, a IP será constituída por um conjunto de ações pedagógicas baseadas na exibição de materiais audiovisuais, seguidas por momentos de debates, o que optamos por chamar de “Ciclo de cinema e debate”. A utilização desses materiais se justifica devido à sua função mediadora e sintetizadora, capaz de auxiliar a compreensão de conteúdos de forma objetiva e correlacionada à realidade social. O debate, por sua vez, se configura como um momento de trocas, com vistas a potencializar a reflexividade dos sujeitos. Já as ações pedagógicas da IP terão como base a Aprendizagem Baseada em Projetos. Esse modelo de aprendizagem se justifica pelo fato de refletir um pensamento educacional que advoga que o ensino deve ser realizado de forma socializada, contemplando contextos de análise de problemas reais.


Collections: