Matemática em cena : aprendizagens por meio da montagem e encenações de peças do Teatro Matemático
Dissertação de mestrado
RESUMO: Na área de Ciências Humanas (Educação), a pesquisa teve por finalidade analisar o uso do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática. O estudo foi realizado dentro da linha que investiga Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos no Contexto de Educação em Ciências e Matemática. A metodologia foi na linha qualitativa, aproximando- se, em alguns aspectos, da pesquisa etnográfica, e buscou responder à seguinte questão: Quais as aprendizagens do aluno na preparação, montagem e encenação de peças teatrais com conteúdo matemático? Coube igualmente questionar se os demais alunos também aprendem ao assistir à apresentação. Os referenciais teóricos foram D’Ambrosio, no que tange à Educação Matemática; Vigotski, no que diz respeito aos conceitos de nível de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento iminente e vivência; e Brecht, mais precisamente nos textos sobre teatro didático. Realizamos reuniões com professores e pesquisadores para colher sugestões de temas e tópicos da Matemática a serem trabalhados em textos teatrais. Cinco peças foram criadas e apresentadas a professores de escolas públicas da Grande Vitória. A comédia Vaidades Geométricas foi montada com os alunos da Emef Rosa da Penha, em Cariacica. O processo foi registrado em fotos e vídeo, inclusive as três encenações. Por meio da aplicação de questionários, registramos as opiniões dos alunos sobre a atividade. Além disso, por meio de entrevistas, registramos os olhares da professora de Matemática, da pedagoga da escola, da vice-diretora e do pai de uma das alunas do elenco. O estudo permitiu constatar que a prática teatral colaborou para que houvesse aprendizagem. Constatou-se também que, por ser uma atividade grupal, a prática teatral contribuiu para a consolidação de novos modos de comportamento e socialização. Da mesma forma que, por ser uma atividade lúdica, propiciou vivências alegres tanto para os alunos que participaram da montagem quanto para os que assistiram à apresentação da peça. Como resultado, a maioria dos estudantes se mostrou mais disposta a aprender. Constatou-se, por fim, que a prática teatral colaborou para desfazer a concepção que alguns alunos tinham da Matemática como uma disciplina complicada e maçante. Duas das peças criadas foram editadas na forma de livro, com sugestões para que os professores as encenem ou para que, tomando-as como exemplo, criem novas histórias com seus alunos, de modo a usar o teatro como recurso alternativo no ensino-aprendizagem da Matemática. O livro é o produto educacional resultante desse trabalho de pesquisa.
ABSTRACT: In the Humanities (Education), this research aimed to analyze the use of theater as a didactic-pedagogic resource in the teaching and learning of mathematics. The study was within the investigating line entitled Pedagogical Practices and Instructional Resources in Education Context of Science and Mathematics. The methodology was qualitative, approaching, in some aspects, the ethnographic research, and sought to answer the question: What are the learnings of the student in the preparation, assembly and staging of plays with mathematical content? It also analyzed whether the other students learn just attending the presentation. The theoretical references were D'Ambrosio, with regard to mathematics education; Vigotski, with respect to the concepts of actual development level, imminent development area and living; and Brecht, more precisely in the writings on didactic theatre. We held meetings with teachers and researchers in order to gather suggestions for themes and topics of mathematics that we worked on dramas. We created five plays that we presented to public school teachers of Grande Vitória, ES. The comedy Geometric vanities was set up with students of Emef Rosa da Penha, in Cariacica. We recorded in photos and video the process, including the three presentations of the play. Through the application of questionnaires, recorded the opinions of students about this educational activity. In addition, through interviews, we recorded the looks of the Math teacher, of the pedagogue, of the vice-director and of the father of a student of the play cast. The study allowed us to see that the theatrical practice contributed to learning. We also found that, as a group activity, the theater contributed to the consolidation of new modes of behavior and socialization. In the same way that, as a leisure activity, the activity led to joyful experiences for both students: those who integrated the play cast and those who attended its presentation. As a result, the majority of the pupils was more willing to learn. At last we found that the theater practice contributed to undo the conception some students had of mathematics as a difficult and boring subject. We edited the five plays in book form, with suggestions for teachers to stage them or to take them as examples and create with their students new stories, in order to use the theatrical practice as an alternative tool in the teaching and learning of mathematics. The book is the resulting product of this educational research.
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