Estratégias de gamificação nos cursos técnicos de nível médio em projetos de ensino, pesquisa e extensão: o caso do Ifes Campus Itapina
tcc
No contexto da educação, como em todos os outros setores, as práticas pedagógicas precisam ser atualizadas e adaptadas às realidades tecnológicas e informacionais em que vivemos hoje, de modo a se aproximar das realidades dos alunos, a fim de garantir o sucesso do processo educativo. Para os jovens de hoje que estão acostumados a usar as tecnologias de informação e comunicação desde cedo, os modelos tradicionais de ensino não demonstram ser tão eficazes ou motivadores. Nesse intuito esta monografia surge contextualizando o advento da gamificação, como uma possível forma de utilização na educação mediante os benefícios que podem ser alcançados com sua utilização. Gamificação é uma técnica de utilização de mecânicas de jogos, para envolver e motivar pessoas a resolverem problemas, com isso este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma abordagem para aplicação de estratégias de gamificação na educação. Além da abordagem desenvolvida e as opiniões dos alunos sobre o resultado do uso da gamificação na educação usando o Instagram, este trabalho traz três relatos bem sucedidos sobre o uso da gamificação em cursos profissionalizantes. A abordagem foi aplicada nas turmas dos 3os anos do nível médio do Instituto Federal Do Espírito Santo – Campus Itapina.
Redes Sociais