Show simple item record

Cultura e cibercultura no Ensino Fundamental: um olhar à luz da educação midiática em tempos de pandemia

dc.contributor.advisorRibeiro, Flávia Nascimento
dc.contributor.authorBarcelos, Elisangela Belo Pereira
dc.date.accessioned2022-08-17T16:34:22Z
dc.date.available2022-08-17T16:34:22Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBARCELLOS, Elisangela Bello Pereira. Cultura e cibercultura no ensino fundamental: um olhar à luz da educação midiática em tempos de pandemia. 2022. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2205
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar a relação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com as diversas fontes de informação às quais estiveram submetidos durante o contexto da pandemia da Covid-19. Analisa também a maneira com que eles lidam e usam tais conteúdos no contexto da vida cotidiana, completamente transformada, dentro e fora do ambiente escolar em 2020/2021. Tal análise é alicerçada no conceito de cultura como um dos pilares na formação do indivíduo, a partir dos estudos do sociólogo Stuart Hall (2006) e também das contribuições do argentino Néstor García Canclini (2009) e do conceito de cibercultura como uma nova maneira de consumir, produzir saberes e de relacionar-se, descrita pelo também sociólogo Pierre Lévy (1999). Tendo as aulas remotas como território-base, esta pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Aimorés/MG, e usou como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, trazendo elementos da pesquisa bibliográfica e da observação participante durante as aulas remotas do ensino regular destes alunos. Para além do diálogo acerca da importância de uma percepção mediada do mundo em plena transformação dentro e fora do jovem, este estudo aponta a educação midiática como uma ponte, uma camada mais próxima dos estudantes na tentativa de oferecer-lhes melhores condições de desenvolvimento diante de um cenário de constantes transformações tecnológicas, de aprendizagem e de produção de saberes.pt_BR
dc.format.extent65 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação Midiáticapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleCultura e cibercultura no Ensino Fundamental: um olhar à luz da educação midiática em tempos de pandemiapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coPiontkovsky, Danielle
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9136472954259891pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/4709365241426340pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberZorthêa, Kátia Silene
ifes.author.orcidRua Coronel José Thiago, 172pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8079704133227131pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8217-8862pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0824-5275pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record