Cultura e cibercultura no Ensino Fundamental: um olhar à luz da educação midiática em tempos de pandemia

Barcelos, Elisangela Belo Pereira (2022)

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Este estudo tem como objetivo investigar a relação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com as diversas fontes de informação às quais estiveram submetidos durante o contexto da pandemia da Covid-19. Analisa também a maneira com que eles lidam e usam tais conteúdos no contexto da vida cotidiana, completamente transformada, dentro e fora do ambiente escolar em 2020/2021. Tal análise é alicerçada no conceito de cultura como um dos pilares na formação do indivíduo, a partir dos estudos do sociólogo Stuart Hall (2006) e também das contribuições do argentino Néstor García Canclini (2009) e do conceito de cibercultura como uma nova maneira de consumir, produzir saberes e de relacionar-se, descrita pelo também sociólogo Pierre Lévy (1999). Tendo as aulas remotas como território-base, esta pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Aimorés/MG, e usou como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, trazendo elementos da pesquisa bibliográfica e da observação participante durante as aulas remotas do ensino regular destes alunos. Para além do diálogo acerca da importância de uma percepção mediada do mundo em plena transformação dentro e fora do jovem, este estudo aponta a educação midiática como uma ponte, uma camada mais próxima dos estudantes na tentativa de oferecer-lhes melhores condições de desenvolvimento diante de um cenário de constantes transformações tecnológicas, de aprendizagem e de produção de saberes.


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