Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 108
Viagem pelas crônicas capixabas: contribuições para as práticas de leitura
(2016)
RESUMO: Situada no campo de investigações sobre leitura no Brasil e vinculada ao incentivo da formação de leitores literários, esta pesquisa integra estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade ...
Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério
(2016)
RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta ...
Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
(2016)
RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a ...
O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental
(2016)
RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O ...
Hiperficção e roleplaying games: dos jogos narrativos às práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
(2016)
RESUMO: Esta pesquisa foi dedicada ao estudo de uma metodologia de ensino de língua portuguesa, cuja finalidade é incentivar a produção autoral ficcional, como estratégia para envolver os estudantes em um processo de ...
Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.
(2016)
RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria
dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto
em suas múltiplas perspectivas. Quando ...
A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II
(2018)
RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
O estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textual
(2018)
RESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do campus Vitória, sob a linha de pesquisa I: Teorias da Linguagem e Ensino, com ...
O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida na linha “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, pelo Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta um trabalho ...
Redes Sociais