Search
Now showing items 1-8 of 8
A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino
(2021)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus
Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura,
oralidade e escrita a partir de narrativas de ...
Minha biblioteca, ler, contar, encantar: experiências polifônicas de leitura no ensino fundamental
(2021)
RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: ...
A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental
(2020)
RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas
docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES –
Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de ...
Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues
(2020)
RESUMO: Tendo em vista a necessidade de um maior conhecimento sobre as consequências do contato entre línguas, objetivando um melhor planejamento do ensino da língua portuguesa, realizamos um estudo sobre as influências ...
Os sentidos da leitura no segundo segmento da EJA : um diálogo com os contos de Rubem Fonseca
(2022)
RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos
Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as
relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, ...
A representação do negro no livro didático : reflexões em humanidades com operações de linguagens
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a abordagem do negro no livro didático (LD)
de Língua Portuguesa. Com ela observamos os contextos em que os negros
apareceram no livro e fizemos problematizações sobre o ...
Sobre o tempo: quadrinhos da LAerte e poemas de Mário Quintana para a formação do leitor responsivo
(2023)
RESUMO: A pesquisa teve como objetivo analisar, compreender e verificar, junto aos estudantes da 5° etapa da EJA, como os quadrinhos da Laerte, em diálogo com os poemas de Quintana, podem despertar a responsividade nos ...
Redes Sociais