Search
Now showing items 1-10 of 14
A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
(2018)
RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual:
diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras
(PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no ensino fundamental II
(2019)
RESUMO: A pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas
musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o ...
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(2018)
RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
A crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas
nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a
aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental.
(2016)
RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual:
diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras –
PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência ...
Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando
falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco ...
Presença da crônica na sala de aula: fruição, leitura e escrita
(2018)
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa apresentado no curso de Mestrado
Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo
(Campus Vitória), visa a promover o interesse e a prática da leitura e ...
O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental
(2016)
RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O ...
O uso do google docs nas práticas de leitura e escrita: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e produção textual.
(2016)
RESUMO: Este estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e
escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do
trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional ...
A poesia na sala de aula e a formação do leitor
(, 2016)
RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de
possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante
e desafiador, que provoca o leitor a fazer um ...
Redes Sociais