Search
Now showing items 1-10 of 10
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II
(2018)
RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(2018)
RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
Presença da crônica na sala de aula: fruição, leitura e escrita
(2018)
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa apresentado no curso de Mestrado
Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo
(Campus Vitória), visa a promover o interesse e a prática da leitura e ...
O uso do google docs nas práticas de leitura e escrita: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e produção textual.
(2016)
RESUMO: Este estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e
escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do
trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional ...
Projeto Redigindo : dimensões do teórico metodológico acerca do texto dissertativo-argumentativo
(2022)
RESUMO: Este trabalho apresenta as dimensões teórico-metodológicas do texto dissertativo-argumentativo. A partir das noções de língua, texto e linguagem explícitas é possível caminhar para a compreensão da redação do Enem ...
O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita
(2020)
RESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação
da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo
utilizar o gênero diário como uma possível estratégia ...
Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues
(2020)
RESUMO: Tendo em vista a necessidade de um maior conhecimento sobre as consequências do contato entre línguas, objetivando um melhor planejamento do ensino da língua portuguesa, realizamos um estudo sobre as influências ...
O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita
(2021)
RESUMO: Os alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de ...
O cordel capixaba no ensino fundamental II : práticas dialógicas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa
(2021)
RESUMO: Nesta pesquisa almejou-se descobrir/discutir se é possível desenvolver nas aulas de língua portuguesa, por meio de movimentos dialógicos, práticas de leitura e escrita motivadas no cordel capixaba. A literatura de ...
A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, ...
Redes Sociais