Search
Now showing items 1-10 of 10
A produção de hipercontos na perspectiva pedagógica dos multiletramentos : uma análise à luz da gramática do design visual
(2025)
RESUMO:
Em um cenário educacional atravessado pela multiplicidade de linguagens e pela
presença constante das tecnologias digitais, esta pesquisa tem como foco analisar
as escolhas multimodais realizadas por estudantes ...
Retextualização de relatos de mulheres negras em histórias em quadrinhos para alunos de ensino fundamental
(2025)
RESUMO:
Este trabalho objetiva averiguar o potencial da retextualização de narrativas orais de
mulheres negras protagonistas em forma de história em quadrinhos (HQ) para os
alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, ...
A produção escrita na escola a partir de gêneros textuais que destacam o turismo local
(2025)
RESUMO: Por meio do trabalho com gêneros textuais, esta dissertação tem como propósito ampliar o interesse de alunos, especificamente do 9º ano do Ensino Fundamental, pela escrita mediante a elaboração de textos com função ...
Temas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no ensino fundamental II
(2025)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória,
inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende investigar como a
literatura juvenil, materializada na obra ...
O fator de textualidade ‘intencionalidade’ no gênero campanha publicitária : (des)anunciando o padrão
(2025)
RESUMO: Estudar o gênero campanha publicitária em sala de aula proporciona aos alunos uma leitura sobre a comunicação persuasiva. Assim, é importante que os estudantes do 9º ano saibam interpretar a junção do texto multimodal ...
A literatura de testemunho de Bernardo Kucinski na tecitura da educação literária e da memória na escola
(2025)
RESUMO: A literatura de testemunho constitui uma fonte histórica por também operar como memória, permitindo analisar a violência de políticas extremadas como a da ditadura em vigor no Brasil de 1964 a 1985, pivô deste ...
Uma proposta de diálogo entre a leitura e a produção escrita sob a perspectiva do letramento crítico no ensino fundamental
(2025)
RESUMO: Este trabalho objetiva estimular o desenvolvimento da aptidão leitora crítica e da escrita, na perspectiva do letramento crítico, dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública - EMEF Moacyr Martins ...
A leitura digital no padlet : a formação do leitor por meio de crônicas de Rubem Braga no Ensino Fundamental II
(2025)
RESUMO: Esta pesquisa, vinculada ao Programa Nacional de Mestrado Profissional em
Letras (Profletras), está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas
Sociais l e propôs investigar e refletir sobre como a leitura ...
Comunicação & criatividade : o RPG como fomentador de práticas de oralidade e escrita em turmas do ensino fundamental II
(2025)
RESUMO:
Este trabalho propõe a utilização do RPG (Role-Playing Game, jogo de interpretação de papéis) como recurso pedagógico para o desenvolvimento das competências comunicativas de estudantes dos anos finais do ensino ...
O texto lírico na educação literária em escolas do sistema prisional capixaba: diálogos com a poesia em Magma de Guimarães Rosa
(2025)
RESUMO:
O presente trabalho busca um diálogo com os conceitos bakhtinianos de polifonia e dialogismo, a partir da compreensão de que todo texto literário e, no caso, enfatizamos o gênero lírico- a partir da obra Magma do ...










Redes Sociais