Search
Now showing items 1-10 of 10
A Cor de Coraline e a emblemática expressão "cor de pele" : uma proposta de leitura literária à luz da lei 10.639/03 nos anos iniciais do ensino fundamental
(2024)
RESUMO: Nesta pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Literários, do programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Ifes, campus Vitória, propomos estudar a literatura e as relações étnico-raciais ...
O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
(2024)
RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e ...
O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional
(2024)
RESUMO: Considerando o fato de as variantes linguísticas serem as diferentes formas de falar o nosso Português e sabendo que é a nossa língua materna, o professor de Língua Portuguesa precisa ampliar os recursos de comunicação ...
Educação literária para as relações étnico-raciais na escola : diálogos com a poesia de Elisa Lucinda
(2024)
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer diálogos com a literatura capixaba
de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura
no Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, ...
O ensino da Língua Portuguesa a partir do gênero memórias literárias : uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita
(2024)
RESUMO: Este trabalho objetiva, primordialmente, promover o ensino das variedades cultas da língua portuguesa a partir da retextualização de textos do gênero memórias literárias. A escolha do gênero memórias literárias se ...
A produção textual em pauta : o Instagram no incentivo à escrita nas séries finais do ensino fundamental
(2024)
RESUMO: A maioria dos estudantes do século XXI está conectada em tempo integral. Hoje é um imperativo a inclusão da tecnologia em praticamente tudo, ela é um recurso que inspira a criatividade, consegue motivar pessoas e ...
O terror em código : a leitura e escrita entre os mistérios dos quadrinhos e os microcontos no ambiente digital
(2024)
RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos da Linguagem e Práticas Sociais”, ancora-se no desenvolvimento da ...
Literatura de testemunho nos anos finais do ensino fundamental : ditadura e memória em contos de Bernardo Kucinski
(2024)
RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes – campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, propõe um trabalho de leitura e análise de contos ...
Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental
(2024)
RESUMO: É um desafio trabalhar a leitura literária com alunos imersos nas tecnologias
digitais, pois elas ocupam cada vez mais espaço na vida de adolescentes. Imagina se que trabalhar a literatura por meio de estratégias ...
As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula : cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental.
(2024)
RESUMO: Este trabalho trata-se de uma investigação de estratégias para abordar os calangos e a valorização da cultura local na sala de aula, devido à importância de se conhecer e difundir o patrimônio imaterial como forma ...
Redes Sociais