Search
Now showing items 1-10 of 21
Do cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJA
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa propõe um trabalho de leitura e reflexão a partir de crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, como elemento central no processo de formação do leitor crítico no segundo segmento da Educação ...
Interfaces Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica no contexto da pandemia da COVID-19
(2023)
RESUMO: A pandemia da COVID-19 gerou sérias consequências e mudou a vida cotidiana das pessoas em todo mundo, levando a uma série de medidas emergenciais. Diante disso, as rotinas dos serviços educacionais tiveram de se ...
Práticas linguísticas e ensino da argumentação : uma abordagem do gênero discursivo debate livre no Ensino Fundamental II
(2023)
RESUMO: Possibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos ...
O dialogismo em canções-Rap: a responsabilidade das práticas de leitura e os diálogos identitários e culturais em atividades nas séries finais do ensino fundamental
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras ...
Ler e compreender no Ensino Fundamental II : um estudo sobre a relevância da "informatividade" para a construção da proficiência leitora
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e propôs analisar a relação entre o fator de textualidade “informatividade” e a eficácia ...
A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, ...
Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
(2023)
Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível ...
Mulheres à margem: o silenciamento de escritoras em livros didáticos
(2023)
RESUMO:
Este estudo, conduzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com foco na Formação de Professores em Ensino de Humanidades e na ...
Conceição Evaristo, Elizandra Souza e Mel Duarte : a literatura negra feminina para turmas do 9º ano do ensino fundamental II
(2023)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória,
inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, tem como objetivo ajudar a promover a
prática de leitura literária de ...
As potencialidades do Instagram no ensino de gramática, no fundamental II
(2023)
RESUMO: A pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino
de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam
essas potencialidades. As reflexões se ampararam ...
Redes Sociais