Search
Now showing items 1-10 of 17
O Poetry Slam e a formação do leitor no Ensino Fundamental II : democratizando a leitura e a poesia a partir da composição de uma comunidade de slam na escola
(2021)
RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é ...
O Ritmo do poema em prosa nos "Motores" de Carlito Azevedo
(2021)
RESUMO: O presente artigo visa abordar as características formais da poesia em prosa e a sua contribuição para a literatura contemporânea, partindo, em especial, de uma leitura analítica do fragmento I, do poema “Motores”, ...
Variação linguística e canção: uma proposta para as aulas de língua portuguesa no ensino fundamental
(2021)
RESUMO: A sociedade diversa, na qual estamos inseridos, se manifesta na sala de aula devido a alguns fatores, dentre eles está a cultura a qual cada aluno pertence e o ambiente social em que convive. Dessa forma, essa ...
Ensino de arquitetura inclusiva para a educação profissional e tecnológica : uma experiência didática de inclusão social
(2021)
RESUMO: A Arquitetura Inclusiva é uma área do conhecimento que tem como atribuição contribuir para a formação de espaços universais que respeitem a pluralidade a partir da interação entre toda a diversidade humana. No ...
A vírgula nas operações de linguagem : contribuições para o ensino sob o viés da epilinguagem
(2021)
RESUMO: Esta pesquisa integra a área de concentração Linguagens e Letramentos e a linha de
pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, do Mestrado Profissional em Letras,
ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino
(2021)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus
Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura,
oralidade e escrita a partir de narrativas de ...
Minha biblioteca, ler, contar, encantar: experiências polifônicas de leitura no ensino fundamental
(2021)
RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: ...
Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano
(2021)
RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa ...
O Ifes na produção de epistemologias do Sul
(2021)
RESUMO: A partir das noções de epistemologias do Sul (por exemplo, SOUSA SANTOS, 2021), pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2020a), tradução intercultural (SOUSA SANTOS, 2018), pedagogias decoloniais (WALSH; OLIVEIRA; CANDAU, ...
O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística
(2021)
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. ...
Redes Sociais