Search
Now showing items 1-10 of 10
A literatura de autoria capixaba em livros falados e a formação do leitor literário: diálogos possíveis
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos Literários”, propôs um trabalho de leitura e oralidade, mediante as obras de autores capixabas, destacando ...
A angústia de um Luís da Silva qualquer e sua liberdade deletéria
(2020)
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a angústia da personagem Luís da Silva, protagonista do romance Angústia (1936), de autoria de Graciliano Ramos. A história de vida do autor e as condições de publicação da obra ...
Uma proposta de ensino para a formação do estudante-leitor crítico aliada à concepção de ensino médio integrado, com base nos conceitos de letramento literário de Cosson
(2020)
RESUMO: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, tem o propósito de apresentar a pesquisa realizada, que teve como objetivo geral contribuir para a formação do ...
Aspecto verbal na língua portuguesa : abordagem com operações de linguagem no ensino fundamental II
(, 2020)
RESUMO: O ensino de gramática na maioria das escolas é ainda baseado em uma metalinguagem influenciada pela tradição descritivista de determinados conteúdos e isso, para o aluno, às vezes pouco reverbera na prática. Assim, ...
O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita
(2020)
RESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação
da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo
utilizar o gênero diário como uma possível estratégia ...
Comenta.da.mente : um recurso digital para o ensino de estratégias de leitura
(2020)
RESUMO: O presente trabalho objetiva pesquisar estratégias de leitura em um objeto de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Para tanto, foi construída uma plataforma digital que representa o produto educacional final, o ...
A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental
(2020)
RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas
docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES –
Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de ...
Noção de qualificação na língua portuguesa : abordagens e operações de linguagem no ensino fundamental II
(2020)
RESUMO: Este trabalho se situa na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Pós-graduação Formação Profissional em Letras (PROFLETRAS) do
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Objetivou ...
Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues
(2020)
RESUMO: Tendo em vista a necessidade de um maior conhecimento sobre as consequências do contato entre línguas, objetivando um melhor planejamento do ensino da língua portuguesa, realizamos um estudo sobre as influências ...
Viver dói : contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis contribuições para minorar, no espaço da sala de aula, manifestações do machismo arraigado em nossa cultura. Para tanto, buscamos a mediação da arte sequencial ...
Redes Sociais