Search
Now showing items 1-10 of 16
A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II
(2018)
RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
(2018)
RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual:
diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras
(PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
Memória e oralidade em Santa Maria de Jetibá: uma proposta intercultural para a escrita de memórias literárias
(2018)
RESUMO: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual:
diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a
memória, oralidade, interculturalidade e contatos ...
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(2018)
RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
A crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas
nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a
aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II.
(2018)
RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são
alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
O uso da linguagem sincrética no ensino de produção de crônicas narrativas nos anos finais do ensino fundamental
(2018)
RESUMO: O baixo desempenho dos alunos em atividades que envolvem a produção textual
escrita tem despertado muitas reflexões sobre como se dá o desenvolvimento desse
processo na sala de aula. Em conformidade com essas ...
Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
(2018)
RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras
paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir
das experiências de leitura juvenil. As reflexões ...
Reescrita de textos: operações de linguagem no ensino fundamental
(2018)
RESUMO: Este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos de gêneros variados. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ações atreladas
ao desenvolvimento de operações de linguagem ...
Redes Sociais