Search
Now showing items 1-10 of 14
Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
(2016)
RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a ...
A formação do leitor literário no ensino fundamental II por meio da literatura produzida no Espírito Santo.
(2016)
RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões teóricas e uma proposta de intervenção pedagógica em que a Literatura é tratada como expressão cultural e a leitura tornase um momento dialógico e responsivo para o aluno. ...
Viagem pelas crônicas capixabas: contribuições para as práticas de leitura
(2016)
RESUMO: Situada no campo de investigações sobre leitura no Brasil e vinculada ao incentivo da formação de leitores literários, esta pesquisa integra estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade ...
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(2016)
RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de
conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de
conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
Metáfora conceptual: uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação
(2016)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. ...
Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.
(2016)
RESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de
criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre
nossa vivência como docente, nessa investigação ...
A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental.
(2016)
RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual:
diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras –
PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência ...
Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério
(2016)
RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta ...
Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.
(2016)
RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria
dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto
em suas múltiplas perspectivas. Quando ...
O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental
(2016)
RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O ...
Redes Sociais