Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 1-20 of 103
-
A angústia de um Luís da Silva qualquer e sua liberdade deletéria
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a angústia da personagem Luís da Silva, protagonista do romance Angústia (1936), de autoria de Graciliano Ramos. A história de vida do autor e as condições de publicação da obra ...
-
Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: No contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de ...
-
Arte na sala de aula: uma proposta de prática pedagógica valorizando artista de Linhares-ES
(Linhares, 2022)RESUMO: O presente trabalho visa ampliar conhecimentos sobre a presença e a importância da arte na escola e estabelecer relações entre um artista da comunidade e as possibilidades de ensino-aprendizagem para a educação ...
-
Aspecto verbal na língua portuguesa : abordagem com operações de linguagem no ensino fundamental II
(Vitoria, 2020)RESUMO: O ensino de gramática na maioria das escolas é ainda baseado em uma metalinguagem influenciada pela tradição descritivista de determinados conteúdos e isso, para o aluno, às vezes pouco reverbera na prática. Assim, ...
-
BNCC e alguns impactos na produção de livros didáticos no Brasil: colocação pronominal em destaque
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa objetiva descrever e analisar de maneira comparativa o ensino de Colocação Pronominal nos livros didáticos Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem (2016), de Cristiane Siniscalchi ...
-
As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula : cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental.
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho trata-se de uma investigação de estratégias para abordar os calangos e a valorização da cultura local na sala de aula, devido à importância de se conhecer e difundir o patrimônio imaterial como forma ...
-
Chapeuzinho vermelho: a gramática do design visual em Charles Perrault
(Venda Nova do Imigrante, 2021)RESUMO: Visto que o ensino da Língua Portuguesa tem a função de desenvolver as competências discursiva dos alunos, é importante ressaltar que os gêneros são tidos como o núcleo do ensino da disciplina. Dessa forma, o ...
-
Comenta.da.mente : um recurso digital para o ensino de estratégias de leitura
(Vitória, 2020)RESUMO: O presente trabalho objetiva pesquisar estratégias de leitura em um objeto de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Para tanto, foi construída uma plataforma digital que representa o produto educacional final, o ...
-
Conceição Evaristo, Elizandra Souza e Mel Duarte : a literatura negra feminina para turmas do 9º ano do ensino fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, tem como objetivo ajudar a promover a prática de leitura literária de ...
-
Confrontos : literatura infantil e autoritarismo
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: Literatura infantil é arte, por valer-se do uso plurissignificativo, metafórico e sofisticado na linguagem, ao refletir sobre a realidade em sua unidade contraditória. Além disso, é uma contribuição valiosa para a ...
-
As contribuições do padlet para a leitura digital das crônicas de Clarice Lispector nas aulas de LP no ensino fundamental
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do campus IFES Vitória, tem como proposta refletir acerca da leitura digital do gênero crônica, utilizando as crônicas da escritora ...
-
A Cor de Coraline e a emblemática expressão "cor de pele" : uma proposta de leitura literária à luz da lei 10.639/03 nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: Nesta pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Literários, do programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Ifes, campus Vitória, propomos estudar a literatura e as relações étnico-raciais ...
-
O cordel capixaba no ensino fundamental II : práticas dialógicas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa
(Vitória, 2021)RESUMO: Nesta pesquisa almejou-se descobrir/discutir se é possível desenvolver nas aulas de língua portuguesa, por meio de movimentos dialógicos, práticas de leitura e escrita motivadas no cordel capixaba. A literatura de ...
-
Costumes Oitocentistas na Obra Dom Casmurro, de Machado de Assis
(Vitória, 2023)RESUMO: Este estudo objetiva analisar, a partir da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, costumes oitocentistas denunciados pelo autor. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual serviu de metodologia para a elaboração ...
-
A crítica feminista da poesia de Angélica Freitas : "A garota mais doce ao sul do Equador" em meio às canções de atormentar
(Vitória, 2023)RESUMO: Angélica Freitas é hoje uma das vozes mais expressivas da poesia brasileira contemporânea. Com o uso de sátira, acidez e ironia, a autora aborda temáticas de cunho político-social, como o sistema patriarcal e o ...
-
A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
-
A crônica na sala de aula: caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
-
O dialogismo em canções-Rap: a responsabilidade das práticas de leitura e os diálogos identitários e culturais em atividades nas séries finais do ensino fundamental
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras ...
-
Do cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJA
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa propõe um trabalho de leitura e reflexão a partir de crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, como elemento central no processo de formação do leitor crítico no segundo segmento da Educação ...
-
Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.
(Vitória, 2016)RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando ...
Redes Sociais