Browsing Linguística, Letras e Artes by Issue Date
Now showing items 1-20 of 103
-
Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
(Vitória, 2016)RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a ...
-
A formação do leitor literário no ensino fundamental II por meio da literatura produzida no Espírito Santo.
(Vitória, 2016)RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões teóricas e uma proposta de intervenção pedagógica em que a Literatura é tratada como expressão cultural e a leitura tornase um momento dialógico e responsivo para o aluno. ...
-
Viagem pelas crônicas capixabas: contribuições para as práticas de leitura
(Vitória, 2016)RESUMO: Situada no campo de investigações sobre leitura no Brasil e vinculada ao incentivo da formação de leitores literários, esta pesquisa integra estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade ...
-
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
-
Metáfora conceptual: uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. ...
-
Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre nossa vivência como docente, nessa investigação ...
-
A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência ...
-
Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério
(Vitória, 2016)RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta ...
-
Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.
(Vitória, 2016)RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando ...
-
O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental
(Vitória, 2016)RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O ...
-
Hiperficção e roleplaying games: dos jogos narrativos às práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa foi dedicada ao estudo de uma metodologia de ensino de língua portuguesa, cuja finalidade é incentivar a produção autoral ficcional, como estratégia para envolver os estudantes em um processo de ...
-
O uso do google docs nas práticas de leitura e escrita: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e produção textual.
(Vitória, 2016)RESUMO: Este estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional ...
-
A poesia na sala de aula e a formação do leitor
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante e desafiador, que provoca o leitor a fazer um ...
-
Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: No contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de ...
-
Nas ondas do rádio, na frequência da língua portuguesa: a rádio como motivadora da produção textual no ensino fundamental
(Vitória, 2017)RESUMO: Partindo da dificuldade em identificar os grandes anseios que permeiam a relação professor-aluno, e com base na necessidade de proporcionar um ambiente atraente aos alunos do Ensino Fundamental, surgiu o desafio ...
-
A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental
(2018)RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, ...
-
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II
(2018)RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
-
A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
-
Memória e oralidade em Santa Maria de Jetibá: uma proposta intercultural para a escrita de memórias literárias
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a memória, oralidade, interculturalidade e contatos ...
-
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
Redes Sociais