Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 72-91 of 108
-
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
-
Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
(Salvador/BA, 2023)Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível ...
-
O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
(Vitória, 2024)RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e ...
-
Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco ...
-
Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano
(Vitória, 2021)RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa ...
-
A poesia na sala de aula e a formação do leitor
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante e desafiador, que provoca o leitor a fazer um ...
-
O Poetry Slam e a formação do leitor no Ensino Fundamental II : democratizando a leitura e a poesia a partir da composição de uma comunidade de slam na escola
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é ...
-
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no ensino fundamental II
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o ...
-
As potencialidades do Instagram no ensino de gramática, no fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: A pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam essas potencialidades. As reflexões se ampararam ...
-
Práticas de argumentação com base no gênero discursivo artigo de opinião em séries finais do ensino fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Este estudo propõe a reflexão sobre a língua em uso, a partir do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião, essencialmente argumentativo, como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do pensamento ...
-
Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística: o contato entre línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES.
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está inserida na linha ...
-
Práticas linguísticas e ensino da argumentação : uma abordagem do gênero discursivo debate livre no Ensino Fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Possibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos ...
-
O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. ...
-
Presença da crônica na sala de aula: fruição, leitura e escrita
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente trabalho de pesquisa apresentado no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), visa a promover o interesse e a prática da leitura e ...
-
A produção textual em pauta : o Instagram no incentivo à escrita nas séries finais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: A maioria dos estudantes do século XXI está conectada em tempo integral. Hoje é um imperativo a inclusão da tecnologia em praticamente tudo, ela é um recurso que inspira a criatividade, consegue motivar pessoas e ...
-
Projeto Redigindo : dimensões do teórico metodológico acerca do texto dissertativo-argumentativo
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: Este trabalho apresenta as dimensões teórico-metodológicas do texto dissertativo-argumentativo. A partir das noções de língua, texto e linguagem explícitas é possível caminhar para a compreensão da redação do Enem ...
-
Projeto Redigindo : ressignificando a educação durante o ensino pandêmico
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: O Projeto Redigindo teve o objetivo de prestar assistência aos alunos que estão cursando o ensino médio e ampliar o aprendizado acerca da tipologia dissertativo-argumentativo, solicitado na prova de redação do ENEM ...
-
Uma proposta de ensino para a formação do estudante-leitor crítico aliada à concepção de ensino médio integrado, com base nos conceitos de letramento literário de Cosson
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, tem o propósito de apresentar a pesquisa realizada, que teve como objetivo geral contribuir para a formação do ...
-
Reescrita de textos: operações de linguagem no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos de gêneros variados. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem ...
-
Relatos orais como incentivadores da prática de leitura dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: As tarefas de pós-leituras, como a escrita de resenhas de livros e o preenchimento de fichas de leitura, geralmente solicitadas aos alunos, acabam levando-os a pensar que a prática de ler é apenas uma atividade ...
Redes Sociais