Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 66-85 of 108
-
Nas ondas do rádio, na frequência da língua portuguesa: a rádio como motivadora da produção textual no ensino fundamental
(Vitória, 2017)RESUMO: Partindo da dificuldade em identificar os grandes anseios que permeiam a relação professor-aluno, e com base na necessidade de proporcionar um ambiente atraente aos alunos do Ensino Fundamental, surgiu o desafio ...
-
Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério
(Vitória, 2016)RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta ...
-
A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental
(Vitória, 2020)RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES – Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de ...
-
Noção de qualificação na língua portuguesa : abordagens e operações de linguagem no ensino fundamental II
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho se situa na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Pós-graduação Formação Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Objetivou ...
-
Nois vai, nós vamo e vamos ! - Operações de linguagem sobre concordância no enunciado
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras, inserida na área de concentração: Linguagens e Letramentos, na linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social, propõe uma abordagem sobre a noção de ...
-
O noivo e a narrativa humorística em Lygia Fagundes Telles
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: O presente trabalho busca a partir de textos teóricos relacionados ao humor e levando em consideração as características do gênero textual conto, analisar a obra “O Noivo” da escritora paulista Lygia Fagundes Telles. ...
-
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
-
Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
(Salvador/BA, 2023)Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível ...
-
O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
(Vitória, 2024)RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e ...
-
Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco ...
-
Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano
(Vitória, 2021)RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa ...
-
A poesia na sala de aula e a formação do leitor
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho propõe um estudo de poesia, enquanto um gênero textual capaz de possibilitar a vivência de muitas e grandes experiências, pelo seu caráter instigante e desafiador, que provoca o leitor a fazer um ...
-
O Poetry Slam e a formação do leitor no Ensino Fundamental II : democratizando a leitura e a poesia a partir da composição de uma comunidade de slam na escola
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é ...
-
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no ensino fundamental II
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o ...
-
As potencialidades do Instagram no ensino de gramática, no fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: A pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam essas potencialidades. As reflexões se ampararam ...
-
Práticas de argumentação com base no gênero discursivo artigo de opinião em séries finais do ensino fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Este estudo propõe a reflexão sobre a língua em uso, a partir do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião, essencialmente argumentativo, como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do pensamento ...
-
Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística: o contato entre línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES.
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está inserida na linha ...
-
Práticas linguísticas e ensino da argumentação : uma abordagem do gênero discursivo debate livre no Ensino Fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Possibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos ...
-
O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. ...
-
Presença da crônica na sala de aula: fruição, leitura e escrita
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente trabalho de pesquisa apresentado no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), visa a promover o interesse e a prática da leitura e ...
Redes Sociais