Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 56-75 of 108
-
Manifestações a respeito da língua portuguesa na rede social Instagram
(Vitória, 2023)RESUMO: O presente artigo discute o uso da rede social Instagram como recurso didático para a aprendizagem da norma-padrão da língua portuguesa através de dois perfis selecionados na plataforma e investigar se a ferramenta ...
-
Memória e oralidade em Santa Maria de Jetibá: uma proposta intercultural para a escrita de memórias literárias
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a memória, oralidade, interculturalidade e contatos ...
-
Metáfora conceptual: uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. ...
-
Minha biblioteca, ler, contar, encantar: experiências polifônicas de leitura no ensino fundamental
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: ...
-
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
-
A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, ...
-
Monteiro Lobato a partir da visão acadêmica : um reflexo dos últimos 5 anos
(Vitória, 2024)RESUMO: Monteiro Lobato, renomado escritor brasileiro, é amplamente reconhecido por sua série de livros O Sítio do Picapau Amarelo (1921). No entanto, discussões acadêmicas recentes têm revelado aspectos controversos de ...
-
Movimentos sociais de afirmação da cultura afro-brasileira e sua pertinência para literatura negra
(Venda Nova do Imigrante, 2024)RESUMO: O presente artigo objetiva documentar e ressaltar a importância dos movimentos sociais de cultura negra que aconteceram no Brasil a partir dos anos de 1970, evidenciando suas contribuições para alavancar e pôr em ...
-
Mulheres à margem: o silenciamento de escritoras em livros didáticos
(Vitória, 2023)RESUMO: Este estudo, conduzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com foco na Formação de Professores em Ensino de Humanidades e na ...
-
A multimodalidade no livro didático de língua inglesa: diálogo entre a paisagem semiótica dos textos e as orientações direcionadas ao professor e ao aluno
(Belo Horizonte - MG, 2022-12-16)Esta pesquisa parte da noção de que a aprendizagem da língua deve abarcar um viés plural, flexível, contextualizado e situado socio-historicamente, considerando as mais diversas linguagens e modos da paisagem semiótica ...
-
Nas ondas do rádio, na frequência da língua portuguesa: a rádio como motivadora da produção textual no ensino fundamental
(Vitória, 2017)RESUMO: Partindo da dificuldade em identificar os grandes anseios que permeiam a relação professor-aluno, e com base na necessidade de proporcionar um ambiente atraente aos alunos do Ensino Fundamental, surgiu o desafio ...
-
Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através dos contos de mistério
(Vitória, 2016)RESUMO: Em um contexto de fracasso escolar quanto à leitura e à escrita de textos nas instituições públicas de ensino, é necessária a ressignificação das práticas de produção e de interpretação de texto na escola. Esta ...
-
A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental
(Vitória, 2020)RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES – Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de ...
-
Noção de qualificação na língua portuguesa : abordagens e operações de linguagem no ensino fundamental II
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho se situa na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Pós-graduação Formação Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Objetivou ...
-
Nois vai, nós vamo e vamos ! - Operações de linguagem sobre concordância no enunciado
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras, inserida na área de concentração: Linguagens e Letramentos, na linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social, propõe uma abordagem sobre a noção de ...
-
O noivo e a narrativa humorística em Lygia Fagundes Telles
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: O presente trabalho busca a partir de textos teóricos relacionados ao humor e levando em consideração as características do gênero textual conto, analisar a obra “O Noivo” da escritora paulista Lygia Fagundes Telles. ...
-
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
-
Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
(Salvador/BA, 2023)Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível ...
-
O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
(Vitória, 2024)RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e ...
-
Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco ...
Redes Sociais