Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 39-58 of 108
-
O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita
(Vitória, 2021)RESUMO: Os alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de ...
-
O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita
(Vitória, 2020)RESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo utilizar o gênero diário como uma possível estratégia ...
-
A Gibiteca Stan Lee e suas práticas pedagógicas com as histórias em quadrinhos como incentivo à leitura crítica de HQs
(Venda Nova do Imigrante, 2024)RESUMO: Este trabalho teve como objetivo identificar, descrever e analisar a metodologia utilizada nas oficinas de leitura de histórias em quadrinhos realizadas pelo projeto Gibiteca Stan Lee na escola estadual “Domingos ...
-
O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura, oralidade e escrita a partir de narrativas de ...
-
O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida na linha “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, pelo Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta um trabalho ...
-
Hiperficção e roleplaying games: dos jogos narrativos às práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa foi dedicada ao estudo de uma metodologia de ensino de língua portuguesa, cuja finalidade é incentivar a produção autoral ficcional, como estratégia para envolver os estudantes em um processo de ...
-
Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
(Vitória, 2016)RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a ...
-
O Ifes na produção de epistemologias do Sul
(Vitória, 2021)RESUMO: A partir das noções de epistemologias do Sul (por exemplo, SOUSA SANTOS, 2021), pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2020a), tradução intercultural (SOUSA SANTOS, 2018), pedagogias decoloniais (WALSH; OLIVEIRA; CANDAU, ...
-
Interfaces Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica no contexto da pandemia da COVID-19
(Vitória, 2023)RESUMO: A pandemia da COVID-19 gerou sérias consequências e mudou a vida cotidiana das pessoas em todo mundo, levando a uma série de medidas emergenciais. Diante disso, as rotinas dos serviços educacionais tiveram de se ...
-
Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da ...
-
Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo: das vivências comunitárias às experiências escolares
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da ...
-
Ler e compreender no Ensino Fundamental II : um estudo sobre a relevância da "informatividade" para a construção da proficiência leitora
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e propôs analisar a relação entre o fator de textualidade “informatividade” e a eficácia ...
-
A literatura como experiência: a roda de leitura e a formação do leitor literário no ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal de Educação Ciência ...
-
A literatura de autoria capixaba em livros falados e a formação do leitor literário: diálogos possíveis
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos Literários”, propôs um trabalho de leitura e oralidade, mediante as obras de autores capixabas, destacando ...
-
Literatura de testemunho nos anos finais do ensino fundamental : ditadura e memória em contos de Bernardo Kucinski
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes – campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, propõe um trabalho de leitura e análise de contos ...
-
Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das experiências de leitura juvenil. As reflexões ...
-
O lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental
(Vitória, 2016)RESUMO: A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O ...
-
Manifestações a respeito da língua portuguesa na rede social Instagram
(Vitória, 2023)RESUMO: O presente artigo discute o uso da rede social Instagram como recurso didático para a aprendizagem da norma-padrão da língua portuguesa através de dois perfis selecionados na plataforma e investigar se a ferramenta ...
-
Memória e oralidade em Santa Maria de Jetibá: uma proposta intercultural para a escrita de memórias literárias
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a memória, oralidade, interculturalidade e contatos ...
-
Metáfora conceptual: uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação
(Vitória, 2016)RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. ...
Redes Sociais